Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

obrigada

Vírus da Gripe A; já sabemos que...

pequenos-jornalistas, 13.10.09

 

- O Vírus H1N1 é redondo, tem picos e muitos fios lá dentro. Eles pegam-se em todo o lado. Vi num livro que a Graça trouxe. Os cientistas usaram aquele microscópio forte para o verem (André, 5 anos)

- Este vírus da gripe pode entrar pelo nariz, pela boca e pelos olhos. Se espirrar, tem que se limpar onde se espirrou. Deve-se pôr um lenço de papel ou espirrar para o braço. (João Pedro, 5 anos)

- Faz vomitar as pessoas doentes (Sandro, 3 anos)

- São maus (Dário, 3 anos)

- Fazem os meninos ficarem doentes! (Inês Lavrador, 3 anos)

- Quando lavamos muito bem as mãos, ficamos sem micróbios (Lucas, 3 anos)

- Faz-nos tossir e dar achins sem querer; se pusermos a mão à frente da boca e depois pusermos a mão no chão ou nos olhos, nós ficamos doentes (Lara, 5 anos)

- Se nós pusermos a mão à frente os vírus ficam colados na mão, como eu vi no computador. Eu sei quantas horas o vírus aguenta numa coisa: é 8 horas! (Inês Frazão, 4 anos)

- Nunca se deve não lavar as mãos, porque se não as lavarmos e tocarmos no nariz e nos olhos e na boca, os vírus entram.  Eles separam-se muito depressa; é 1 depois é 2, depois é 4, depois é oito, depois é 11, depois é milhões. No cano de esgoto também se multiplicam.Não se deve pegar na colher de sopa, na palhinha, nos chupas nem no prato dos outros. Mas passadas 8 horas eles estão mortos.(João Fernandes, 5 anos)

- Nós temos que lavar as mãos assim: abrir a torneira e molhar as mãos, depois fechar e pôr sabonete líquido e espalhar por todo o lado nas mãos, esfregar muito bem e no fim pôr outra vez água. (Joana Rita, 5 anos)

- Primeiro limpa-se a torneira com o papel para não ficar sujo; depois é que se enxugam as mãos! (João Marto, 4 anos)

- Temos que lavar as mãos, limpar a torneira e pôr desinfectante (Rafael, 3 anos)

- Temos que lavar as mãos bem e o desinfectante é para matar os vírus (Rafaela, 4 anos)

- Temos que lavar as mãos, porque o vírus é forte e faz febre (Joana, 4 anos)

- O vírus da gripe faz mal; faz doer a cabeça, as pernas, faz vomitar… (Ana Luísa, 3 anos)

- Não devemos tossir nem espirrar p’ra cima das outras pessoas. Temos que pôr o lenço à frente, não é espirrar p’rá mão nem p’ra cima do cabelo! (César, 5 anos)

- O vírus da gripe A entra pela boca e entra pelo nariz e pelos olhos. Temos que lavar muito bem as mãos. (Maria Eduarda, 3 anos)

- Temos que lavar as mãos muitas vezes que é para os vírus não ficarem lá todos pegados. E temos que usar desinfectante para termos as mãos seguras! O Nuno no fim foi buscar o desinfectante e pôs em cima dos vírus e eles morreram. (David, 5 anos)

 

 

Para sabermos mais sobre o vírus da Gripe A, podemos clicar AQUI ou sobre esta imagem do vírus H1N1.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.