Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo
Terça-feira, 24 de Maio de 2011
Cinco anos cheios de VIDA!


Sim, é verdade. Hoje é o aniversário do blogue Pequenos Jornalistas.

Neste blogue estão registados já cinco anos, cheios de VIDA!

Abrimos esta janela virtual da comunicação no dia 24 de Maio de 2006 e não mais a fechámos!

Tantos momentos felizes continuam vivos aqui...

E que é feito dos dois primeiros Pequenos Jornalistas que iniciaram a edição de artigos no blogue? Convidámo-los a virem ao Jardim de Infância e foi numa conversa muito gostosa (com cerejas e suspirinhos à mistura) que ficámos a saber em que ponto é que está a sua Vida.

O Duarte vai fazer 11 anos no dia 14 de Junho. O Simão já tem 11 anos, que fez no dia 29 de Março. Estão tão crescidos! São da mesma turma, são amigos e gostam da escola, que dizem ser muito fixe, porque faz muitas actividades e visitas de estudo. Os professores também são fixes. Alguns! Outros...Ambos acham que vão passar para o 6º ano, porque têm boas notas, em especial a Matemática e a Língua Portuguesa. São bons alunos; passaram todos os anos. Para além da escola, têm outros interesses e ocupações.

O Simão pratica Judo duas vezes por semana depois das aulas e aos sábados vai aos Escuteiros do Agrupamento 370 de Porto de Mós; já é Explorador e daqui a 4 anos será Pioneiro; quando tiver 18 anos passará então a ser Caminheiro. (Tudo planeado!)

O Duarte joga Futsal na ADP em Porto de Mós, mas agora já acabou a época; é uma paixão que vem de longe! Foi guarda-redes e vai passar para ala-direito. Disse que quer experimentar jogar nas posições todas e depois então escolher a que gostar mais. Além do Futsal, tem aulas de música e toca bateria, tendo até uma em casa. Mas em casa tem que tocar baixinho para não incomodar...já experimentou também tocar guitarra acústica e diz cheio de orgulho que até já sabe tocar a "Tela" dos Santos e Pecadores. "Quero pintar a minha vida de todas as cores!" diz a canção...e parece que está a conseguir! Quando tiver 14 anos ou mais ( a mãe diz que antes não pode ser...) quer fazer uma banda, se calhar. O Alexandre será vocalista, o Diogo será o baixista, o Francisco e o primo Afonso serão guitarristas, ele o baterista...agora está à procura de um teclista! Diz que ainda tem muita coisa para aprender!

Do tempo que passaram no Jardim de Infância, lembram-se de quando escondiam os ovos da Páscoa, de que fizeram um bolo no forno da cozinha, de como gostavam de montar legos, lembram-se quando o Pai Natal vinha dar presentes na Escola, lembram-se de terem visitado o castelo de Porto de Mós e de lá terem visto uma espada enorme, de terem ido aos Bombeiros, de jogarem à bola no recreio...O Duarte até disse "Eu sempre gostei de jogar à bola no recreio. Para mim é impossível parar de jogar!".

Nestes 5 anos visitaram algumas vezes o blogue; nem sempre tiveram Internet disponível, mas agora têm. Neste dia fizeram dois comentários no blogue. Eles acham que é fixe ter um blogue, porque "dá para conhecer outras pessoas do Mundo, dá para saber o que é que se faz no Jardim de Infância, dá para obter alguns conhecimentos sobre como é que é a escola e o que é que os meninos e meninas vão aprendendo e fazendo ao longo do ano. Pode-se relembrar como é que falávamos no passado, porque fica lá tudo guardado no blogue e pode ser sempre visto" (texto conjunto do Duarte e do Simão, a quem agradecemos este momento de partilha. Que continuem FELIZES descobrindo a Vida tal como ela é e como pode ser inventada!).

Este espaço na Internet irá continuar, mas precisa de ser cuidado como uma plantinha, através dos comentários e da comunicação que eles possibilitam. Agradecemos a todos os Amigos que têm alimentado a nossa plantinha. Desejamos que muitos mais o façam, com a mesma alegria com que nós o fazemos! Até sempre!



publicado por pequenos-jornalistas às 00:01
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

49 comentários:
De Rui Tujeira a 24 de Maio de 2011 às 02:28
É sempre com muita satisfação que constatamos mais um ano de existência dos nossos projectos, neste caso do blogue PEQUENOS JORNALISTAS.
De facto, ou como se diz agora e de futuro, de fato a Internet aproxima pessoas e assim é. Senão vejamos o presente caso, dois jovens já espigadotes, o Simão e o Duarte, que partilharam com o blogue os seus projectos e por inerência partilharam também com toda a comunidade que acede ao presente blogue.
Ao longo destes 5anos de vida, o blogue PEQUENOS JORNALISTAS apresenta 51 meses com artigos publicados demonstrando simultaneamente dois aspectos: em primeiro lugar o entusiasmo e afinco de quem está por detrás do blogue, em segundo lugar, mas nada menos relevante, a possibilidade de acompanharmos o desenrolar das actividades desenvolvidas pelos nossos PEQUENOS JORNALISTAS.

Um GRANDE BEM HAJA e que possamos a cada ano que passa manter esta janela aberta à comunidade.


De pequenos-jornalistas a 24 de Maio de 2011 às 16:00
Olá Rui Tujeira!
O nosso blogue já tem 5 anos, mas vai crescer! Vai ter 6 e depois 7, e depois 8 e depois 9 e depois 10 e depois mil!!!
Ele precisa de crescer para toda a gente o ver e saber o que nós fazemos e contamos.
Hoje cantámos os Parabéns ao blogue; comemos bolo e cerejas. Muitas e deliciosas, como o Homenzinho de Gengibre.
Beijinhos
DÁRIO e JOÃO M. (ambos com 5 anos)


De pequenos-jornalistas a 26 de Maio de 2011 às 14:58
Olá Pai Rui!
Gosto muito de ti e da mãe!
Sabias que temos um relógio novo no blogue? Tem uma borboleta e quando vamos lá com a seta, ela foge! Também tem muitas flores cor de rosa e nuvens brancas. Hoje estava nevoeiro e tu, pai, quase que não vias o caminho! Mas conseguiste ver o caminho e trazeres-me à escola.
Vou pôr agora um boneco:
BEATRIZ (4 anos)


De isabel Preto a 24 de Maio de 2011 às 04:26
Passei para deixar os PARABÉNS a uma equipa de jornalistas fantástica, que tem apresentado muitos trabalhos de qualidade.
Beijinhos.


De pequenos-jornalistas a 24 de Maio de 2011 às 16:06
Olá Isabel Preto!
Obrigada pelos Parabéns.
Às vezes eu faço comentários ao blogue com a mãe; é no computador do escritório. Gosto de responder aos comentários, porque falo com pessoas.
No blogue gosto de ir aos jogos e de ouvir as canções e as histórias, gosto de ver os desenhos dos amigos e os meus, gosto de dar de comer à Raf.
Beijinhos
LUCAS (5 anos)


De Carla Valério a 24 de Maio de 2011 às 13:05
Parabéns a todos os Pequenos Jornalistas!

Sem dúvida, este é um óptimo trabalho que tem vindo a crescer ao longo destes cinco anos. Fruto do amor e grande dedicação pela arte de ensinar da educadora Graça Duarte, que tanto nos apela para que nós pais continuemos a contribuir com os nossos comentários, que são uma das principais fontes de alimentação deste blog.
Um grande bem haja, e que este blog continue a dar bons frutos como tem dado ao longo destes anos, pois os pequenos jornalistas com ele têm aprendido muito e partilhado também muitas das inúmeras experiências que têm vivido.

Beijinhos para todos e um muito grande e especial para a minha pequena jornalista Ana Luísa.

Carla Valério


De pequenos-jornalistas a 25 de Maio de 2011 às 09:50
Olá Mãe Carla Sofia Santana Valério!
Já sei o teu nome todo!
Gostei que tu comentasses no blogue e gosto de te responder.
A Graça leu o comentário e deu o beijinho que tu mandaste. Obrigada!
Eu gosto do blogue. Posso ir ao Peixinho vermelho, posso lembrar-me do que a gente fez na escola, posso falar com pessoas daqui e do mundo todo...É fixe!
Eu hoje vou levar vacinas; vou ser valente!
Beijinhos para a mãe e para o pai. Gosto muito de vocês!
ANA LUÍSA (5 anos)


De Paulo Simões a 24 de Maio de 2011 às 17:43
Parabéns a todos os GRANDES jornalistas.
Continuem!


De pequenos-jornalistas a 25 de Maio de 2011 às 10:08
Olá Paulo Simões!
Eu já sou um bocadinho grande. Sou a mais velha da escola toda. Para o ano já vou para o 1º Ciclo e estou muito contente por isso!
Estamos todos mais crescidos, porque comemos sempre tudo e por isso temosa muitos sorrisos verdes. Sabias que já todos comem bróculos? Os bróculos são a árvore da saúde!!!
beijinhos
JOANA (5 anos)


De gil a 24 de Maio de 2011 às 21:44
Parabéns "Pequenos Jornalistas" pelo quinto aniversário. Quando vos conheci, alguns de vocês ainda eram muito pequeninos, outros ainda são, os mais novinhos. Disse então que eram "grandes jornalistas" apesar de terem ainda poucos anos. Pelo que li, alguns já cresceram e são quase uns homens... Para todos, pequenos e já maiores um grande abraço.
Gil


De pequenos-jornalistas a 25 de Maio de 2011 às 15:40
Olá Gil!
Os Jornalistas dão notícias. Eu vejo as notícias na televisão, mas no blogue também há notícias. As notícias contam o que aconteceu. E nós todos somos jornalistas pequeninos. Mas eu já tenho 4 anos! Para ficar grande bebo o leite, como a sopa e o segundo e arroz e batatas e a sobremesa. Por isso tenho muitos sorrisos verdes!
Agora quero mandar um sapinho para a minha mãe e para o meu pai...pode ser outro sapo!
Beijinhos
NOÉ (4 anos)


De marta sousa a 31 de Maio de 2011 às 20:01
amamos-te fiilho, as tuas consquistas são uma vitória para a nossa familia :-)


De João Gabriel a 24 de Maio de 2011 às 22:26
Parabéns aos Pequenos Jornalistas e à professora Graça Duarte.
Gosto muito deste blogue. Continuem a aprender e a brincar :)
Beijinhos e abraços
João Gabriel


De pequenos-jornalistas a 25 de Maio de 2011 às 15:47
Olá João Gabriel!
Sabias que este ano temos cá um Gabriel? Tem o teu nome! E temos 2 "Joões": é o João Venâncio. e o João Marto.
Eu também gosto do nosso blogue. às vezes vejo-o em casa com a mãe e o mano.
Eu gosto de brincar e gosto de aprender. Hoje aprendi a história do D. Fuas Roupinho que era o guarda do Castelo de Porto de Mós. Ele foi atrás de um veado mas não caíu no mar! O veado é que caíu.
Beijinhos
MARIA E. (5 anos)


De João Gabriel a 25 de Maio de 2011 às 23:38
Querida Maria,

Adorei a tua resposta. Fico muito contente por teres um amigo Gabriel e dois amigos com o nome João. Assim podes lembrar-te mais vezes deste amigo João Gabriel!
A história do D. Fuas Roupinho é bem gira, mas eu só gostava de saber onde é que ele escondeu a chave da porta secreta do Castelo de Porto de Mós!
Continua a escrever coisas bonitas no blogue para eu ler, está bem?
Beijinhos e abraços para todos os Pequenos Jornalistas.
Beijinhos para ti
João Gabriel


De pequenos-jornalistas a 27 de Maio de 2011 às 15:54
Olá João Gabriel!
Eu também não sei onde ele pôs a chave...
Nem sabia que havia uma porta secreta no castelo de Porto de Mós...
Mas aquele castelo tem magia! Apareceu lá o nosso tapete mágico! Estava na torre do lado direito do castelo! Se calhar tinha sido o Papão Peludo e a Borboleta Arco-Íris que tinham lá ido salvar a Rapunzel...fizeram magia e deixaram lá o Tapete Mágico à vista...mas eles se calhar estavam invisíveis...não sei...
Tenho que ir como pai do meu primo Noé! Tchau!
Beijinhos
MARIA E. (5 anos)


De alexandra coelho a 24 de Maio de 2011 às 22:59
Muitooooossssssss Parabeeeeeeeeens!!!!!!!!!!
Apenas conheco o Blog desde Setembro de 2010 e posso dizer-vos que acho que está execelente. Reporta-nos um pouquinho da vida dos nossos tesouros, que por sinal já é uma vida bem preenchida.
Só tenho pena de não ter mais disponibilidade para poder fazer mais comentários e quando os faço quase sempre a Ju está a dormir.

Mais uma vez, muitos parabéns e espero que os pequenos jornalistas com o auxilio da Prof. Graça continuem este projecto por muitos e longos anos.....


De pequenos-jornalistas a 25 de Maio de 2011 às 09:58
Olá mãe Alexandra Coelho!
Gostei muito dos teus Parabéns muito grandes! Ontem o blogue fez 5 anos e cantámos os Parabéns. com instrumentos de música. Eu tinha uma maraca com a cara de uma joaninha. A Maria Flor tinha uma maraca do peixinho. As cerejas eram boas e o bolo também era.
Também gostei do meu bolo que tinha a Branca de Neve e os 7 anões. Eu adoro a Branca de Neve e a Cinderela!
Gosto muito de ti mamã e gosto muito de ti, papá!
Beijinhos
JULIANA (4 anos)


De Anónimo a 24 de Maio de 2011 às 23:00
Parabéns por mais um ano cheio de vida e de vivências que nos chegam através desta ponte sempre aberta à partilha. Mantém ligados e presentes amigos de hoje e de sempre. Tem sido e continua a ser um desafio que vale a pena agarrar e manter.
Bem hajam todos, Educadora Graça e Pequenos Jornalistas
Fátima Marto


De pequenos-jornalistas a 25 de Maio de 2011 às 16:19
Olá Fátima Marto!
A Graça disse-me que tu moras na mesma terra que eu! Quando estou lá em casa à janela, eu vejo coelhos na horta. O pai agarra nos coelhos e manda-os de lá para fora. Mas ele também pôs fitas vermelhas rente ao chão...mas os coelhos não sabem que é proibido!...Vão lá na mesma e comem tudo!
Sabias que a avó Lita vê este blogue lá na África do Sul? E até já fez comentários? Ela já esteve aqui no jardim de Infância. Foi quando ela veio cá e ficou sem as malas; as malas perderam-se no caminho e ela desmaiou e ía caindo...
às vezes a madrinha e a mãe também fazem comentários. Mas outras vezes a Internet desliga-se e depois, já não dá o blogue.
Beijinhos!
DÁRIO (5 anos)


De Isabel Jorge a 24 de Maio de 2011 às 23:14
Muitos parabéns aos "Pequenos jornalistas" e à educadora Graça que, apesar dos tempos conturbados e sobrecarregados com tantas solicitações, tem conseguido manter esta janela aberta para o mundo.
A Camila e restante família também enviam os parabéns directamente da Serra de Aire e Candeeiros.
Beijinhos e continuem a dar-nos notícias do vosso excelente trabalho.


De pequenos-jornalistas a 26 de Maio de 2011 às 15:27
Olá Isabel Jorge!
Sabias que o meu pai tem um pinhal e às vezes quando eu vou lá com ele com a camioneta e com a moto-serra, eu vejo lá passarinhos...mas nunca vi lá a Camila! O pinhal é longe da Serra, se calhar por isso é que eu não vi a Camila!...
Gostei de ver cá o Simão e o Duarte. O Duarte quer ser baterista e o meu tio Marcito toca guitarra. Quando eu for grande, também quero tocar guitarra.
Beijinhos para ti e para a Camila! Gosto muito dela!
ANDRÉ (4 anos) Agora só falta encontrar a chave do castelo que tinha uma porta secreta! Disse o João Gabriel!


De GRAÇA VIEIRA a 25 de Maio de 2011 às 01:16
Parabéns aos pequenos "grandes " jornalistas!
Um beijinho para todos e também para a vossa educadora sempre muito empenhada em contribuir para que os pequenos jornalistas de hoje sejam "grandes"pessoas amanhã.


De pequenos-jornalistas a 26 de Maio de 2011 às 15:40
Olá Graça Vieira!
Pensava que eras a Graça minha professora!
Mas ela é Graça Duarte.
Eu acho que o nosso blogue é bonito. Gosto de vir ao blogue,ver filmes e jogar. Também gosto de ouvir histórias da Galinha Ruiva, do Homenzinho de Gengibre, dos 2 Anõezinhos e do Sapateiro...
Sabias que o meu pai conta-me histórias em casa, às vezes? Ele faz as vozes das pessoas e dos bichos que entram na história!
Agora vou vestir a roupa dos guerreiros do tempo dos castelos!...
Beijinhos
RAFAEL (5 anos)


Comentar artigo

Mais sobre nós
Ler o blog noutras línguas...
Notícias recentes

Amigos não dizem adeus......

Voa pássaro, voa!

Cozinheira misteriosa...

Melancia e melão, frutas ...

Tampinhas solidárias

Selos e prendinhas da Pol...

Um prémio internacional

Outros trabalhos feitos n...

Cócegas especiais...

Café com Arte!...

Uma foto, um trabalho art...

Descoberto no JIT...

O bolo dos Pequenos Jorna...

Visita registada e avalia...

Um castelo encantado..

O nosso D. Fuas Roupinho

Desenhar no barro

Visita ao J.I. e ao rio d...

Pedras decoradas...

Os Santos Populares

"Um moinho para sempre"

Reportagem da ida ao moin...

MÃE e PAI, adoro-vos!

Brincar à matemática

Flores na Serra da Pevide

Que horas são? Que dia é hoje?


Já nos visitaram...

Contador Grátis
Notícias guardadas

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

pesquisar
 
Sítios
mais comentados
61 comentários
54 comentários
31 comentários
31 comentários
30 comentários
29 comentários
23 comentários
22 comentários
Palavras chave

actividades

ajudar

alimentação

ambiente

amizade

animação

animais

aniversário

articulação com 1º ciclo

avaliação

biblioteca

bicharocos

blogactionday

brinquedos

canção

casa escola

castanhas

chuva

ciência

colheita

comentar

comunidade

conhecimento do mundo

construir

corpo

correio

culinária

descobertas

desenhos

destaque

dias especiais

dicionário

estufa

etwinning

europa

experiência

expressão dramática

expressão motora

expressão plástica

flores

formação pessoal e social

friends together

girassol

greetings card

histórias

horta

imaginação

insectos

inverno

jardim de infância

jogo

jogo tradicional

jornadas culturais

leitura e escrita

lengalenga

livros

mãe

mar

matemática

melhoras

milho

milho verde

modelagem

moinho

música

natação

natal

natureza

obrigado

observação

olarias

outono

pai

partilhar

páscoa

pássaros

paz

pictogame

plástica

pnleitura

podcast na educação

poesia

polónia

portugal

primavera

reciclar

recreio

saídas

saúde

sementes

slide show

sombras

surpresas

tic

tradição

vento

verão

vida e morte

vídeo

visitas de estudo

todas as tags

obrigada