Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

obrigada

A Vida agradece!

pequenos-jornalistas, 15.10.09

As alterações climáticas já se fazem sentir.

  • O tempo parece que está trocado. É Outono e não está a chover, nem muito frio! Está muito, muito calor! (Inês Frazão, 4 anos)
  • O tempo está avariado! ( Joana Rita, 5 anos)
  • ...Porque se calhar agora é só Verão (Lara, 5 anos)
  • O sol aquece muito e depois a água vai-se! (João Pedro, 5 anos)
  • Quando o sol aquece muito as flores e as plantas ficam muito mais murchas (João Fernandes, 5 anos)
  • P'ra regar as plantas, é um problema. Não está a chover, só está muito sol e isso não faz regar. As plantas ficam murchas com o sol e às vezes até morrem. Uma minha já morreu. Eu só dava pouca água e ela morreu. (Ana Luísa, 4 anos)
  • A floresta quando arde fica cor de laranja, depois fica cinzenta e preta. É triste...(André, 5 anos)
  • As árvores caem, ficam queimadas. Não respiramos bem quando as árvores são queimadas (Inês Frazão)

O que podemos fazer? Pensámos juntos.

 

...Depois de um incêndio é preciso pôr cores na floresta...podíamos pôr  tintas de muitas cores, sacudir... fazer assim uma magia...mas não dá; a tinta tem óleo e se calhar não faz bem à terra. Podíamos pôr muitas sementes onde ardeu a floresta, podíamos plantar muitas árvores e depois elas cresciam muito! Mas é preciso regar...podíamos ir à fonte, levávamos água em baldes p'ra regar, podia ser com mangueiras, podiam ir lá os helicópteros dos incêncios e regar as árvores...mas se calhar aleijava as árvores...tinham que descer até lá abaixo e depois despejar devagarinho a água com aquele balde gigante.

 

Podemos limpar a floresta p'ra não haver incêndios. Tirar de lá vidros, o lixo todo...os maus vão lá pôr lixo...não podem fazer isso. Os polícias têm que os prender.

Fogueiras, só lá em casa, quando se está a grelhar peixe ou carne no grelhador.

Podemos não andar, muito, muito, muito de carro; andar mais a pé! E também se pode andar de bicicleta, porque a bicicleta não faz fumo! Elas também podem andar de noite, porque podem ter luzinhas muito pequeninas.

Temos que  ter cuidado quando andamos na floresta, porque sem querer podemos matar um bocadinho da natureza e depois não podemos viver muito bem.

Todos temos que ajudar a cuidar da floresta, porque senão um cansa-se e depois quem é que o ajuda?

 

No dia 20 de Março de 2010, sábado, vamos combinar todos em Portugal,  limpar a floresta com os amigos e com a escola e com as mães e com os pais e com os avós e com os tios e com as tias e com as primas e com os primos e com os irmãos e com as irmãs, pr'a todos ajudarem a trabalhar na floresta e dar-lhe um banho de faz de conta. Vai ficar mesmo limpinha! Depois podemos respirar bem e descansar!

 

Este "post" ou artigo está inserido na iniciativa do "Blog Action Day".

 

 

 

4 comentários

Comentar post