Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

obrigada

O nosso JARDIM DE INFÂNCIA

pequenos-jornalistas, 14.02.07

Querem saber agora como é o nosso Jardim de Infância onde fazemos a maior parte das coisas que gostamos de fazer, que descobrimos e vos contamos?

Hoje vamos só mostrar o espaço exterior.

À primeira vista parece a casa de uma família grande!

Mas o equipamento de exterior revela ser uma escolinha...

Tem um escorrega e um tão-balalão, com a adequada espuma de impacto...

Tem um baloiço para duas crianças de cada vez... e atrás dele tem a caixa de areia que neste dia estava tapada com o oleado verde, para a areia não ficar suja!

À porta da cozinha temos uma floreira bonita que um pai nos ofereceu. À esquerda vemos  a porta da sala polivalente que por ser Inverno (embora com bastante sol) ainda tem um boneco de neve...

 

E como são as traseiras do Jardim de Infância?

Nas traseiras há um espaço coberto mas aberto onde podemos brincar, mesmo quando chove!

 E há uma "casinha a sério" que foi construída com base no projecto conjunto       " Como se fazem as casas"com os colegas mais velhos do 1º Ciclo e com a ajuda de avós,  pais, crianças , o Clube S.João Baptista de Tremoceira e empresas de materiais de construção da freguesia.

É um espaço muito usado e apreciado por todas as crianças.

Até parece uma casinha do "Portugal dos Pequenitos", não acham?

À esquerda da casinha está a nossa HORTA

É um espaço que cuidamos em especial todas as sextas feiras, mas que todos os dias visitamos. Lá fazemos muitas descobertas! É a nossa

HORTA PEDAGÓGICA E BIOLÓGICA.

Tem 3 filas de bloquinhos de cimento afastados mais ou menos 30cm uns dos outros, para que mesmo quando a terra estiver molhada, podermos ir à horta sem sujar os sapatos. Não foi boa ideia?

As couves que a avó Luísa e a avó Mila nos ofereceram e ajudaram a plantar já estão grandes e boas para fazer sopa ou cozer para acompanhar as batatas e o bacalhau!!!

Esta foto foi tirada em Janeiro de 2007 e as faveiras já estão a ficar crescidas; estão dentro do rectângulo feito com 4 caninhas e lã amarela; conseguem ver?

Hoje que é dia 14 de Fevereiro os colegas do 1º Ciclo vieram ao nosso J. de Infância para desenharem (fazerem o levantamento gráfico) da nossa horta e repararam que as faveiras já estão mais altas que o fio amarelo!


 


No Verão do ano passado a nossa horta estava assim, toda verdejante:As plantinhas que vemos em primeiro plano são tremoceiros (que nasceram e cresceram na nossa horta com a protecção do espantalho "Espanta Pardais") . É esta planta que dá o nome à aldeia de Tremoceira.


 


Por enquanto é preciso preparar o terreno da horta; tirar as ervas daninhas, e sacudir

as raízes, "arranhar a terra" e misturar nela as folhas secas que vão ser alimento para as plantas...

 Todos gostam de ajudar e empenham-se mesmo a sério nesta tarefa!


 Então? Gostaram do espaço exterior do nosso Jardim de Infância? Ficamos à espera dos vossos comentários ou então dos vossos emails e das vossas visitas. Serão bem-vindos todos os que vierem por bem!!!