Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

obrigada

Dentro da Terra

pequenos-jornalistas, 01.07.10

E se fizéssemos uma viagem ao interior da Terra?Será possível?

É possível e podemos fazê-la mesmo aqui no Concelho de Porto de Mós, onde existem variadas grutas com formações calcárias espectaculares!

Escolhemos a Gruta de Santo António que foi descoberta por um menino que brincava na Serra dos Candeeiros e seu pai, que trabalhava a pedra numa pedreira. O menino observou que um pássaro preto com bico vermelho (uma gralha) entrava dentro de um buraco na terra e lá ficava durante algum tempo, tornando a sair e depois a entrar!...Chamou o seu pai, que em conjunto com um colega de trabalho, foram as primeiras pessoas a  entrarem naquela gruta.

Aventurámo-nos entrando também "dentro da Terra", mas agora com muito mais segurança e com mais luz do que quando foram descobertas e visitadas as primeiras vezes.

Sentimos logo que lá dentro não estava nem muito frio, nem muito calor. A temperatura dentro das grutas é constante e ronda os 18 graus. Vimos lá dentro um morcego a voar!

Esta gruta tem uma área aproximada de 6000 metros quadrados, tendo a sala maior 80 por 50 metros; a altura máxima é de 43 metros! Lá dentro da terra, tudo é belo, brilhante e misterioso!

Calcula-se que as grutas de Santo António existam há 50 mil anos, crescendo as estalactites e estalagmites à razão de um centímetro por cada 100 anos! Todo o cuidado é pouco, para mantermos intacto este património natural que a natureza nos oferece generosamente, para contemplarmos.

Os Pequenos Jornalistas adoraram a visita às Grutas. Vieram de lá muito impressionados com toda aquela beleza natural e a saberam o que eram estalactites, estalagmites e colunas de formação calcária! Agora há que cuidar, desfrutar e divulgar.

Já sabiam que as Grutas de Mira de Aire são finalistas na modalidade de "Grutas e Cavernas" ao concurso das "Sete Maravilhas Naturais de Portugal"? Se quiserem votar nelas, podem registar-se AQUI ou telefonarem para 760302709 ou ainda enviarem um SMS com o número 709 para 68933.

(O custo da chamada é de 0,60€+IVA; o custo da SMS é de 0,50€)

4 comentários

Comentar post