Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

obrigada

Dia da Europa

pequenos-jornalistas, 09.05.07
  • Descobri que na Europa não é p’ra fazer mal, nem guerra; é p’ra fazer paz! (Afonso Custódio - 5 anos)
  • Descobri que a Europa tem muitos países e que cada país tem uma bandeira diferente. Algumas são parecidas; a da Polónia tem o vermelho em baixo e o branco em cima; a do Mónaco tem o vermelho em cima e o branco em baixo.(Catarina Marto - 5 anos)
  • Descobri que também na Europa há meninos que não têm comida e então no Intermarché os senhores dão sacos de plástico p’ra lá pôr comida p’ra dar aos outros meninos.(Valter - 5 anos)
  • Descobri que a Europa também tem uma bandeira; é toda azul e tem 12 estrelinhas no meio a fazer um círculo como uma roda de meninos de mãos dadas. É porque todos os países da Europa são amigos! (Carolina Silvério - 5 anos)
  • Descobri que há uma bandeira da Europa. É azul e tem muitas estrelinhas. É porque quando está de noite há estrelinhas e depois aparece lá a lua p’ra não ficar escuro.( Beatriz - 3 anos)
  • Descobri que hoje é o Dia da Europa. A Europa é um sítio grande que tem muitos sítios que se chamam países. ( Sofia - 4 anos)
  • Descobri que a Europa tem países, tem uma bandeira e uma música que se chama alegre, porque portam-se todos bem. ( Leandro - 5 anos)
  • Descobri que na Europa não há guerra. Ainda bem, porque a guerra é má; nós morremos e ficamos com as mãos queimadas. ( Sara - 4anos)
  • Descobri que a Europa tem uma bandeira grande que tem muitas estrelas. Eu pintei a bandeira e recortei uma estrela que colei na bandeira. ( Afonso Jesus - 3 anos)
  • Descobri que hoje é o Dia da Europa. Fizemos uma roda com estrelas p’ra colar num círculo em cima de um rectângulo azul. ( Pedro - 4 anos)
  • Estive a colar estrelas no azul. Era p’ra fazer a bandeira da Europa. Estão arrumadinhas a fazer um círculo. Parece a gente a ser amigos! ( Catarina Ribeiro – 3 anos)
  • Descobri que hoje é Dia da Europa.. Descobri que Portugal está dentro da Europa e a Polónia também. ( Maria – 4anos)

 

 

 

 

 

 

 

    

 

 Hino da Europa

(Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que concebeu também a bandeira europeia) adoptou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra.

Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa.)