Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

obrigada

Pequenos gestos pelo Ambiente!

pequenos-jornalistas, 15.10.07

Bloggers Unite - Blog Action Day

Os Pequenos Jornalistas gostariam de juntar a sua voz aos milhares de vozes que neste dia 15 de Outubro de 2007 estão a publicar artigos sobre o ambiente, nos blogs de todo o mundo.

Há pequenos gestos que podem ser muito importantes para podermos viver no nosso planeta em harmonia com todos os seres vivos e em equilíbrio com a Natureza!

No nosso Jardim de Infância tentamos pôr em prática alguns desses gestos. Querem saber quais?

  • Quando vamos lavar as mãos usamos uma tampinha no lavatório; assim gastamos menos água.
  • Dentro dos autoclismos colocámos garrafas fechadas com água dentro; de cada vez que descarregamos o autoclismo corre menos água para o esgoto.
  • Se vamos beber água enchemos o copo só até precisarmos; assim não deitamos nenhuma água fora.
  • Quando temos luz suficiente a entrar pelas janelas, apagamos logo a luz eléctrica; a energia eléctrica custa a produzir e é cara!
  • Não mandamos lixo para o chão; com tantos caixotes que existem, seria tolice fazê-lo sujando a nossa escola!
  • Separamos o lixo em diversos caixotes e vamos colocá-lo no ecoponto perto do Jardim de Infãncia; depois a Valorlis encarrega-se de encaminhar este lixo para a reciclagem que o transforma em novo!
  • Já recolhemos e continuamos a recolher imensas tampinhas que entregamos na Rádio D. Fuas em Porto de Mós; com o dinheiro que obtêm por as venderem a quem as vai reciclar, compram cadeiras de rodas para Instituições que precisam delas.
  • Temos uma horta que cuidamos através de métodos biológicos; assim damos mais valor e percebemos quanto custa cuidar das plantas que vão contribuir para a nossa saúde, não as desperdiçando.
  • Enquanto não temos um sistema de recolha da água da chuva que cai nos telhados da nossa escola, iremos arranjar uns recipientes com boca larga para a aparar quando chover; assim teremos água para regar a horta sem ter passado pelo processo de tratamento.
  • Quando encontramos algum insecto ou outro animal qualquer, observamo-lo com curiosidade, respeito e cuidado , não lhe fazendo mal e sendo seus amigos; todos têm direito a viver e a sua diversidade é maravilhosa! Se estiver no sítio errado, então vamos colocá-lo onde fique melhor e não nos prejudique.

E são estes alguns daqueles pequenos gestos que fazemos e que não custam nada, mas podem ajudar um bocadinho o nosso Planeta Terra, que certamente nos retribuirá generosamente!

Quem nos acompanha?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.