Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

obrigada

Inventar histórias

pequenos-jornalistas, 08.02.08
Os Pequenos Jornalistas estão a descobrir que através da comunicação, de intercâmbios comunicativos e da livre expressão, podem transmitir os seus pensamentos, conhecimentos, sentimentos, emoções, sensações, dúvidas...; podem também estabelecer contacto com o meio em que estão inseridos e aprender com os outros, aprofundando essas relações.
A linguagem verbal na sua vertente oral, é um instrumento muito utilizado pelos Pequenos Jornalistas que são incentivados a se exprimirem livremente com fluidez e coerência, descrevendo, narrando, inventando situações, histórias, canções, lengalengas...
Esta foi uma história inventada a partir do desenho e por total iniciativa da criança (Afonso,  4 anos)



"Uma vez a lagarta queria uma flor; sem ser a flor, queria antes as coisas todas. Chegando a uma árvore, ela encontrou uma folha que queria levar para casa, p’ra comer em casa com doce. Era espertalhona!

A joaninha e o sol tinham uma prenda lá no céu na caixinha das surpresas! Era p’rá lagarta; só que a lagarta  não gostava de prendas! Só a filha é que gostava…

Então o sol e a joaninha encostaram a caixinha às costas da lagarta e de lá de dentro saiu uma mota p’rá filha da lagarta andar.

A lagarta queria uns cornos novos e foi à oficina arranjar uns cornos novos…são antenas!...Não são cornos! Só as vacas e os bois da tourada é que têm cornos.

Vaquinha Vitória, acabou-se a história!"


4 comentários

  • Olá!
    Quem é o mnike30? És um rapaz ou uma rapariga?
    Eu sou um rapaz e gosto de inventar histórias, de brincar com o pai, com a mãe, com o Renato e com os amigos.
    Amanhã vou inventar uma história da galinha e da raposa e do passarinho; vai ficar gira!
    Beijinhos
    AFONSO (4 anos)
  • Sem imagem de perfil

    mnike30 12.02.2008

    Eu sou... rapariga, mas uma rapariga já bastante crescida!
    Tenho quase 32 anos mas adoro "ser criança".
    Haverá algo melhor no mundo do que ser criança? Não creio!
    E eu gosto imenso de ler...
    Então quando encontro histórias criadas por pequenas criaturas fico deliciada! De verdade!
    Fico ansiosamente à espera da história do pequenino Afonso e dos amiguinhos!
    Quanto a esta, gostei particularmente do pormenor de ser "a filha da lagarta a gostar de presentes"... soou-me a algo familiar de uma pequena jornalista conhecida minha, mas que agora já não é assim tão pequenina!
    :)
    Continuem com este trabalho! É lindo!
    Beijinhos
    Mónica
  • Olá Mónica!
    Agora já sei quem tu és!
    Hoje não tive tempo de inventar a história da raposa, porque veio o fotógrafo que fez muita maluqueira; mas amanhã vou inventar uma história... estou a ouvir aos bocadinhos a música do nosso blog...é bonita! Eu também tenho lá em casa uma guitarra e uma bateria e um microfone p'ra cantar.
    Eu também gosto muito de cantar e já sei muitas canções. Gosto mais daquela da casa bem fechadinha.
    Beijinhos
    AFONSO (4 anos)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.