Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Pequenos Jornalistas

Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

obrigada

Pinhas bébés

pequenos-jornalistas, 02.03.08
Na "floresta" onde os passarinhos ficaram, os Pequenos Jornalistas descobriram no chão algumas pontas de ramos dos pinheiros.
Há dias tinha feito muito vento e as pontinhas mais finas dos ramos não resistiram, contrariamente aos pinheiros de troncos grossos que lá estão, fortemente seguros com as suas  raízes escondidas...



Mas que coisa era aquela que estava na ponta dos ramos, protegida pelas folhas que parecem agulhas?



Observámos e reparámos que parecia o milho arrumadinho nas espigas; mas não era milho! Então o que seria?
Só se fossem pinhas bébés!
Era isso! Eram pinhas bébés que já tinham nascido e que iriam crescer e transformar-se em pinhas grandes, não fosse o vento ter deitado abaixo aqueles raminhos...



Felizmente, muitas mais estão a crescer agarradinhas aos ramos dos pinheiros, por isso nós poderemos continuar a observar as suas características e transformações.
É bom vivermos perto da Natureza!

4 comentários

  • Olá Mónica!
    Eu já comi na "Festa dos Pinhões" um colar grande e um colar pequeno. É nas Pedreiras onde há uma igreja grande e onde a Rita e o Ricardo vão à catequese.
    Às vezes eu vou com a Graça à floresta dos pinheiros e cheira lá bem. Na minha casa tenho um pinheiro pequenino que está a crescer perto de um muro onde brinco a fazer comidinhas e faço uma loja. Os picos do pinheiro são salsichas e as pedrinhas são milho. Depois digo assim: quanto é estas salsichas? 5 euros; depois levo para a minha casinha e digo tchau à senhora da loja. Eu brinco sozinha assim, enquanto a minha mãe está a cortar erva no jardim.
    Beijinhos da SOFIA ( 5 anos) e da GRAÇA (47 anos)
  • Sem imagem de perfil

    mnike30 07.03.2008

    Olá Sofia,

    Um colar de pinhões deve ser muito bom, porque são muitos pinhões!
    Também gosto muito do cheiro dos Pinheiros, cheira a fresquinho.
    Lá perto do meu trabalho há uma pequena mata com pinheiros e às vezes encontro umas pinhas muito bonitas. Eu guardo-as e depois pinto-as com cores e brilhantes. Ficam mesmo muito bonitas!
    Agora, quando eu olhar para os pinheiros vou-me lembrar numa árvore cheia de "salsichas" , porque me vou lembrara de ti!
    Eu também gosto de brincar. Já sou muito crescida, mas sempre que posso também brinco um bocadinho.

    Muitos beijinhos para ti e para a Graça e dá também à Rosa e ao Afonsinho que estão aí em baixo.
    Beijinhos para os meninos todos!
  • Olá Mónica!
    O trabalho da minha mãe não tem pinheiros; só tem barro. Ela pinta barro. A minha mãe não tem tempo para brincar comigo porque está sempre a trabalhar em casa; às vezes está a fazer a comida e não pode; a minha mana está a fazer os trabalhos de casa, tem 9 anos e eu brinco sózinha. Às vezes eu brinco com um cão. Chama-se Joli; às vezes é com a minha gata chama-se Tita; Tita, Rita! Rima!
    Beijinhos da SOFIA (5 anos)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.