Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2013
Um palhaço alegre!

 

 

 



publicado por pequenos-jornalistas às 23:49
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013
Belo, o AMOR!

 

Neste Dia de São Valentim
Um bom presente p'ra te dar,
Eram todos os planetas,
E as ondas do mar…

Neste Dia de São Valentim
Um bom presente p´ra te dar,
Eram estrelas do céu
E o sol a raiar…

Neste Dia de São Valentim
Nada disto te posso dar,
             A não ser meu coração,             
Que vive para te amar.

 (Simão Gomes)




publicado por pequenos-jornalistas às 22:56
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013
Parecido com neve...

Misturámos um pouco de cola branca com espuma de barbear e mexemos. Esta mistura ficou muito leve, fofinha e branca como a neve! Parecia neve! Ou não?...

Com ela cobrimos um círculo para fazermos a cabeça de um urso polar, que também é assim branquinho. Era tão bom espalhar aquela "neve"...

Depois, com dois discos de algodão, dois olhinhos e um focinho ficou a cabeça do urso prontinha! Só precisámos de esperar que aquela mistura fofa secasse...
E secou! Só que a neve que era fofa, ficou dura depois de seca! Que magia!...
Já com o urso polar em pé, fomos descobrir coisas sobre os ursos polares. Sabemos que vivem no pólo norte, ao contrário dos pinguins , que vivem no pólo sul do nosso planeta Terra.
Os Pequenos Jornalistas têm agora um urso polar hibernado nas suas casas! (Alguns em gavetas muito fechadinhas, outros em caixinhas ou roupeiros...). Ficará assim até ao início da primavera; só então sai das suas "cavernas" para procurar comida! 
Tenham cuidado! Se um destes ursos vos apanha, ainda pode pensar que vocês são focas e era uma vez...eh-eh!

 



publicado por pequenos-jornalistas às 22:06
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (8) | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2013
Inverno...frio, chuva, granizo, neve!

Que inverno tão frio e chuvoso! Tantos dias sem vermos o sol!

Sabemos que na Polónia, onde vive a nossa amiga Honorata com seu marido Maciej e sua filha Julia (ainda bebé de 5 meses), tem nevado muito!

Por isso fizemos alguns bonecos de neve. Quem dera podermos fazê-los com neve de verdade!

 

 Este foi feito com a ajuda de dois pratos da casinha das bonecas (um maior e outro mais pequeno) que também são circulares...


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 21:00
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (3) | Adicionar aos favoritos

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013
Reis Magos inéditos...

Esta criação artística foi realizada espontâneamente pela Beatriz, no quadro branco da sala de atividades.



Esta obra tão especial foi realizada pela Carolina, que adora estrelinhas!...


publicado por pequenos-jornalistas às 21:34
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2013
Um Rei Mago atrasado...

Será porque o gato o comeu???...



publicado por pequenos-jornalistas às 21:30
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2013
Para recordar, agora que o Natal já lá vai...

Nestes trabalhos colaborativos foram também feitos os contornos com marcador preto, uma preparação para a escrita realizando grafismos de forma criativa e muito variada.



publicado por pequenos-jornalistas às 19:31
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012
Árvores também de Natal, com AMOR!

 



publicado por pequenos-jornalistas às 23:36
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (3) | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 8 de Novembro de 2012
Castanhas, bolotas, ou gente?



publicado por pequenos-jornalistas às 21:41
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Sexta-feira, 19 de Outubro de 2012
O prazer de sujar e criar...



Em espaços amplos, os gestos alargam-se à medida da imaginação, deixando marcas de digitinta que podem ser registadas no papel, para mais tarde recordar. Os Pequenos Jornalistas ficaram muito felizes por utilizarem esta técnica de expressão plástica!

Palavras chave:

publicado por pequenos-jornalistas às 20:05
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 16 de Outubro de 2012
Uma abóbora especial...

O pai da BEATRIZ vinha carregado com uma abóbora ENORME!

Tinha crescido na horta da avó dela, agarradinha a uma planta rasteira, muito baixinha (a aboboreira). Era um presente para todos, que  muito agradecemos.

Como os Pequenos Jornalistas estavam a fazer o registo das suas alturas e pesos, também quiseram medir e pesar a abóbora.

A abóbora media 38 cm de altura e 14 Kg de peso. Era mesmo grande! 

Combinámos então que no "Dia Mundial da Alimentação" (hoje) iríamos usar a abóbora para fazermos o tradicional doce de abóbora com laranja e canela. Por gostarmos tanto daquela abóbora e sabermos que faz bem à saúde, a Graça tentou recortar um coração na sua casca. Ficou assim:                                                            

Mas qual não foi o nosso espanto quando ao abrirmos a abóbora ao meio vimos exatamente a forma do coração no seu interior!...

É por isso que pensamos que esta abóbora era mesmo muito especial!...Foi com AMOR que nos quis oferecer a sua polpa, para com ela fazermos o docinho tão bom (com pouco açucar...) e algumas formas inventadas. 

 

 



publicado por pequenos-jornalistas às 21:48
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (8) | Adicionar aos favoritos

Quarta-feira, 3 de Outubro de 2012
Recortar, pintar, brincar com espirais...

 

 

 



publicado por pequenos-jornalistas às 21:03
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (3) | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 2 de Outubro de 2012
Criar partindo de espirais...

 



publicado por pequenos-jornalistas às 20:50
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Domingo, 1 de Julho de 2012
O castelo no JITremoceira...


publicado por pequenos-jornalistas às 16:50
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (6) | Adicionar aos favoritos

Domingo, 6 de Maio de 2012
Num dia especial para as mães...

Um miminho muito especial, feito com AMOR, pelas filhas e filhos!

Feliz "Dia da Mãe" para todas as mães do Mundo e em especial para as mães dos Pequenos Jornalistas do JITremoceira.

Uma jóia rara num baú do tesouro, encontrado no fundo do mar!

 

 

 



publicado por pequenos-jornalistas às 20:05
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (9) | Adicionar aos favoritos

Sábado, 28 de Abril de 2012
O caminho também é importante...

Os Pequenos Jornalistas em conjunto com os colegas do JI de Pedreiras, viajaram até Lisboa para uma visita de estudo. Pelo caminho pararam na estação de serviço de Torres Vedras e puderam observar este painel de azulejos do pintor e escultor Júlio Pomar. Gostaram muito do conjunto, mas acharam nele vários elementos especialmente do seu agrado.

Uma tartaruga, tal como a que iríamos ver no teatro/musical "Careta a tartaruga que defende o planeta".
Quatro corações às cores...

 Um enorme caracol, como os que aparecem às vezes na nossa horta...



publicado por pequenos-jornalistas às 21:49
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (1) | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 26 de Março de 2012
Um ovo barrigudo...
Este é o "Rei barrigudo" que comia, comia e mais fome tinha!
Ainda bem que o que mais comia era fruta! Assim ficou com muitas vitaminas!
Foi feito pelos Pequenos Jornalistas e agora está na exposição de Ovos da Páscoa no Espaço Jovem em Porto de Mós, que tem o horário de segunda a sábado das 10 às 13 e das 14 às 18 horas. Visitem! Vale a pena ver tanta imaginação à volta dos Ovos da Páscoa!

E já agora, Páscoa Feliz para todos!


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 19:52
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Sábado, 24 de Março de 2012
Um outro coelhinho...

Este guardou um ovinho de chocolate que estava escondido dentro do vasinho enfeitado com flores e ovinhos multicolores!

Como de um copinho de plástico se pode facilmente fazer um coelhinho!...

 



publicado por pequenos-jornalistas às 19:35
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 20 de Março de 2012
E por falar em tesouros...

Não acham que é um tesouro interessante esta casa, realizada pelo João (com 4 anos)?

E o que acham deste barco, outro tesouro realizado pela Inês Pires (também com 4 anos)?


publicado por pequenos-jornalistas às 18:29
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012
Brinquedos únicos!

Com o objetivo de estimular a partilha e a ligação casa/escola, todas as segundas-feiras são o "dia do brinquedo" que vem de casa dos Pequenos Jornalistas.

No 1º período esse objetivo foi conseguido e muitos foram os brinquedos que visitaram a nossa escolinha, mas todos eles tendo sido comprados em lojas, onde a publicidade, por vezes agressiva, se faz sentir...

Sabemos que nem sempre esses brinquedos são pedagógicos nem didáticos, mas estão na "moda" e muitas vezes são caros!...

Porque é importante proporcionar às crianças um tempo de qualidade em família e porque todos temos menos dinheiro e as crianças também já sabem disso, foi então lançado o desafio: e se a partir de fevereiro só viessem ao Jardim de Infância, brinquedos construídos em família?

Os Pequenos Jornalistas , como que antecipando o possível prazer que daí pudessem retirar, manifestaram-se logo todos muito entusiasmados, assim como as suas famílias que em reunião de pais concordaram concretizar este projeto.

Querem espreitar os 19 tão especiais brinquedos construídos em família, que fizeram as delícias das crianças e adultos e que já vieram ao jardim de Infância? Estão todos de PARABÉNS!



publicado por pequenos-jornalistas às 19:17
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (8) | Adicionar aos favoritos

Mais sobre nós
Notícias recentes

Selos e prendinhas da Pol...

Outros trabalhos feitos n...

Café com Arte!...

Uma foto, um trabalho art...

Visita registada e avalia...

Desenhar no barro

Pedras decoradas...

MÃE e PAI, adoro-vos!

O castelo no "Paint"

Lindas borboletas!

Já sei escrever!

Estão todos convidados!

O meu cão "Pluto"

O D. Fuas Roupinho

7 anos, sete fadas...

O ciclo de vida da galinh...

Pintaram-se cravos de ABR...

"Tesouros" construídos em...

Páscoa Feliz para todos!

Prendinhas de Páscoa...

Um palhaço alegre!

Belo, o AMOR!

Parecido com neve...

Inverno...frio, chuva, gr...

Reis Magos inéditos...

Notícias guardadas

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

pesquisar
 
Sítios
mais comentados
Palavras chave

actividades

ajudar

alimentação

ambiente

amizade

animação

animais

aniversário

articulação com 1º ciclo

avaliação

biblioteca

bicharocos

blogactionday

brinquedos

canção

casa escola

castanhas

chuva

ciência

colheita

comentar

comunidade

conhecimento do mundo

construir

corpo

correio

culinária

descobertas

desenhos

destaque

dias especiais

dicionário

estufa

etwinning

europa

experiência

expressão dramática

expressão motora

expressão plástica

flores

formação pessoal e social

friends together

girassol

greetings card

histórias

horta

imaginação

insectos

inverno

jardim de infância

jogo

jogo tradicional

jornadas culturais

leitura e escrita

lengalenga

livros

mãe

mar

matemática

melhoras

milho

milho verde

modelagem

moinho

música

natação

natal

natureza

obrigado

observação

olarias

outono

pai

partilhar

páscoa

pássaros

paz

pictogame

plástica

pnleitura

podcast na educação

poesia

polónia

portugal

primavera

reciclar

recreio

saídas

saúde

sementes

slide show

sombras

surpresas

tic

tradição

vento

verão

vida e morte

vídeo

visitas de estudo

todas as tags

obrigada