Já conhecem esta história?
Os Pequenos Jornalistas tiveram o prazer de a verem representada pelos colegas do 1º Ciclo no dia do Magusto e gostaram muito!
Parabéns a todos eles!
Encontrámos este vídeo que também conta esta história, com imagens bonitas. Vejam se gostam...
Aí está ele, o nosso Quebra-Nozes articulado!
Foi pintado por diversos Pequenos Jornalistas sobre um cartão grande que nos deu a mãe do Lucas. Depois recortámos os membros superiores (os braços) e os membros inferiores (as pernas), para poder ser um boneco articulado, após a aplicação de ataches de latão!
Agora, no cantinho dos Livros, diz-nos olá com o braço direito e às vezes com o braço esquerdo; levanta a perna direita e também a perna esquerda, quando está a marchar, ou a fazer o jogo do espelho com a gente...
Gostamos mesmo deste nosso Quebra-Nozes, com quem podemos brincar e aprender!
Aqui está uma forma diferente de contar a história do Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos.
Sem palavras! Apenas a música de Tchaikovski e a dança da Companhia Nacional de Bailado.
Quem dera podermos ver o bailado todo!...
A dança é mais uma forma de arte muito nobre e bela, não acham?
Para quem gosta mesmo muito de histórias, já está disponível um sítio na Net onde se podem ouvir todas as histórias que concorreram ao concurso "Conta-nos uma história - Podcast na Educação"
Assim, podem ouvir até 521 histórias que estão arrumadas por categorias e que podem ser encontradas também pelos temas que mais gostarem.
Visitem o sítio e...boas histórias!
No último dia em que tivemos a visita da Isabel Jorge da Rede de Bibliotecas Escolares, vimos projectada na parede a história "O casamento da gata" (texto de Luísa Ducla Soares e ilustrações de Pedro Leitão). Foi uma maneira diferente de nos contarem uma história. Os Pequenos Jornalistas gostaram muito!
Mas a Isabel contou-nos uma novidade: a gralha Camila casou com o Camilo! E eles vieram também visitar-nos!
As aves que habitam a Serra de Aire e Candeeiros foram convidadas para irem à festa. Pudemos ver as fotos e pequenos filmes delas. Gostámos muito de as conhecer. Parabéns e felicidades aos noivos!
Está pronta mais uma história gravada por nós e disponível em Podcast. (Download possível, clicando sobre a palavra "divShare").
Conforme o combinado, foi uma gravação que contou com a participação e empenho das restantes quatro crianças que no próximo ano lectivo irão para o 1º Ciclo. Foi mais uma oportunidade de integração das TIC no processo de aprendizagem, sendo evidentes os esforços de todos para melhorarem a sua dicção e revelarem emoções através da linguagem oral.
"Conta-me uma história" foi um concurso que deixou sementinhas pelo caminho...
Agora só precisam de ser cuidadas com tempo e muito amor, para darem fruto!
Deliciem-se então com a história que escolhemos para vos contar agora: "Os Anõezinhos e o Sapateiro"!
Foi uma surpresa muito gostosa!
Com a nossa história "A Galinha Ruiva" fomos premiados no Concurso Nacional "Conta-nos uma história - Podcast na Educação" proposto no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Os resultados e as histórias premiadas estão disponíveis AQUI.
Ficámos em 4º lugar e a Graça foi convidada para ir a Lisboa em representação dos Pequenos Jornalistas, receber o prémio no dia 28 de Junho.
E esta, heim?
O júri gostou quase tanto da nossa história, como nós gostámos de a contar e gravar!
Foi a nossa primeira aventura no Podcast! A segunda já está a ser planeada...

Cá está a história que gravámos e enviámos para o concurso "Conta-nos uma história", proposto pelo Ministério da Educação.
Já recebemos uma mensagem da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, que nos dava os parabéns pelo blogue Pequenos Jornalistas e que informava que agora o que importa é divulgar a história; assim, aqui fica ela disponível para a ouvirem, clicando no triângulo da mesa de mistura do pintainho.
Também está colocada uma ligação na barra lateral, junto às músicas, para poderem sempre aceder a mais este recurso educativo e fazerem o download, caso o desejem.
Esperamos que gostem tanto de ouvir esta história como nós gostámos de a contar e gravar!
Gostávamos de conhecer as vossas reacções através dos comentários...pode ser?
| A Galinha Ruiva.mp... |
Saíu da sala e logo de seguida já não era a Áurea que entrava, mas um ratinho (bastante grande...) que contava a história "A que sabe a lua?".
Nesta história a amizade e o companheirismo de diversos animais , dos maiores aos mais pequenos, é o que vai ser mesmo necessário para poderem saborear um pedacinho da lua, que afinal sabia àquilo a que cada um deles mais gostava.
E dentro desta surpresa, uma outra surpresa que a Áurea nos trouxe: luas que se podiam comer e que souberam a coisas belas como estrelas, abraços, sorrisos, beijinhos...!
Obrigada Áurea Mata!
A tua visita foi muito especial para todos nós!
Foi mesmo assim!
A tão esperada visita da nossa amiga Áurea, que conhecemos através deste nosso blogue, foi pura magia: misteriosa, rápida, mas muito intensa e divertida!
Uma perfeita poetisa e contadora de histórias com uma caixinha, mágica também!
Ninguém estava à espera que de repente entrasse uma zebra no nosso Jardim de Infância, mas entrou!
Era a Zebra Camila, que contou a sua história de quando o vento, bandido, lhe roubou 7 riscas do seu vestido! Chorou 7 lágrimas por as ter perdido, mas teve 7 amigos que a ajudaram, partilhando com ela algo de seu!
Os Pequenos Jornalistas gostaram muito da história, das rimas que ela tinha dentro, das perguntas e respostas e da canção que a Áurea cantava a fazer de conta que era a Zebra Camila.
Foi uma surpresa integrada na Semana da Leitura do Plano Nacional de Leitura e no Mês da Poesia do Município de Porto de Mós.
Mas ainda haveria outra surpresa...querem saber qual?
Esta história, descoberta na Biblioteca de Livros Digitais, foi muito do agrado dos Pequenos Jornalistas.
Agora é só clicarem na imagem e ela fica logo aqui, mesmo à mão!
Para ouvirem os sons, basta clicarem em cada página sobre uma imagem igual a esta: ![]()
A Biblioteca de Livros Digitais (que tem o nº 27 nas "ligações para brincar e aprender" da barra lateral do nosso blogue) é um recurso educativo muito interessante, disponibilizado pelo Plano Nacional de Leitura.
Felizmente já temos acesso à Internet em banda larga, o que nos possibilita aceder com qualidade a este recurso, no Jardim de Infância.
Ficamos tristes quando sabemos que ainda existem Jardins de Infância do nosso Agrupamento que não têm qualquer acesso à Internet!...
Há muitas maneiras de entrar no mundo das histórias!
Nesta semana os Pequenos Jornalistas puderam experimentar várias: abrir um livro e "ler" as imagens, ouvir o que lá está escrito, ouvir alguém contar uma história (inventada ou não) sem livro ou com livro como suporte, ouvir uma poesia, ouvir uma história dita e cantada no rádio gravador, ouvir/ver uma história no computador e na televisão com o uso do DVD, ver um teatro de fantoches...
Um obrigado cheio de carinho para a Guida, mãe do João Fernandes, que dispôs do seu tempo para vir ao Jardim de Infância contar a história do Ursinho que queria ser pássaro!
A história do Porco Perú que fazia glu glu
(Inventada pelo David com 5 anos , pela Inês com 2 anos e seu pai Rui Pedro, numa noite antes de deitar e entregue no Jardim de Infância com a respectiva ilustração, para a poderem partilhar entre amigos)
"Era uma vez no país dos desejos!
Era dia de aniversário da Princesa Inês e como sempre, o Príncipe, Cavaleiro e Guarda David perguntava à mana Princesa qual era o desejo dela.
A Princesa Inês pensou, pensou, pensou... e zás : pediu um Porco Perú!
Era muito malandra esta Princesa! Pediu logo uma coisa muito difícil! (Pensou o Príncipe David).
Preocupado, David foi contar o desejo da mana aos Papás, o Rei Pedro e a Rainha Carina.
O Rei Pedro desatou a rir tanto, tanto, tanto, que quase caía no chão!
A Rainha Carina riu-se tanto, tanto, tanto, que caíu num canto!
O Príncipe David continuava muito preocupado, pois não sabia o que fazer.
De repente, o Rei Pedro teve uma ideia e contou-a ao Príncipe David, que achou muita graça.
Foram os dois até à quinta do Reino, saíram de lá a rir, muito divertidos e foram chamar a Princesa Inês para lhe darem a prenda que ela desejara.
A Princesa veio à janela e ficou à espera de ver o que vinha lá, pois sabia que não havia nenhum Porco Perú.
O Príncipe David estava muito divertido! Chegou junto do Perú Lulu e disse-lhe para se pôr às cavalitas do Porquinho Tó.
Depois disse aos seus amiguinhos para que quando fizesse ZÁS, o Porquinho Tó começasse a correr e o Perú Lulu começasse a bater as asas e a fazer glu-glu.
E assim foi; David chamou a Inês e disse: ZÁS!
De repente o Porquinho começou a correr tão depressa e o Perú a bater as asas e a fazer glu-glu com muita força, que até começaram a voar e foram até à janela da Princesa Inês.
Ela estava maravilhada, apesar de achar que foi uma tontice o desejo que pediu.
E assim acabou mais uma história no País dos Desejos onde para os conseguir, basta pedir!"
No dia 6 de Outubro logo pela manhã, a Isabel Jorge, da Rede de Bibliotecas Escolares, veio ao Jardim de Infância contar a história do "Coelhinho Branco". Só que em vez da Cabra Cabrês, adivinhem quem estava lá dentro da casa do Coelhinho...isso mesmo: era o vírus da Gripe A!
O André, com 5 anos, recontou assim a história:
" Era uma vez o Coelhinho Branco que ía apanhar couves à horta para fazer um caldinho de sopa.
Quando ele voltou, a porta estava fechada! Ele bateu à porta e estava lá dentro o Vírus da Gripe A que disse assim:
_Eu sou o Vírus da Gripe A! Se entrares aqui, infecto-te já!
O Coelhinho ficou assustado e chateado! Foi pedir à vaca para o ajudar. Mas ela era medricas e não o ajudou!
E depois foi pedir ajuda ao cão, mas ele não quis ajudar, porque também era medricas!
Depois foi lá a formiga e ajudou o coelhinho! Pôs detergente e desinfectante em toda a casa e os vírus morreram!
Depois o Coelhinho entrou e fez o caldinho com as couves e convidou a formiga para comer com ele. Mas os outros não convidou, porque eram medricas e nao o ajudaram.
Vitória, vitória, o burro comeu a história!
A formiga, que era a mais pequenica, foi a que ajudou. Ela era amiga e esperta, porque sabia como acabar com os vírus da Gripe A!"
Esta ilustração foi feita em grupo pelo David, Inês Frazão, Joana Rita, João Fernandes e Lara, que também gostaram muito desta história contada pela nossa amiga Isabel Jorge, a quem agradecemos mais uma vez!
Um livro com este título está na Biblioteca Digital do Plano Nacional de Leitura (no número 27 das ligações para brincar e aprender aqui na barra lateral do nosso blogue).
Os Pequenos Jornalistas viram, ouviram e pediram para voltarem a ver e ouvir como tudo se passou. Acho que aprenderam muito!
Se o quiserem fazer também, é só clicarem sobre a imagem para acederem à tal Biblioteca e depois clicarem sobre o quadradinho que diz "LER+ Giro" para ouvirem a história.
Um livro que resultou do interesse dos Pequenos Jornalistas pela bela história de Amor vivida entre D. Pedro e D. Inês de Castro, apresentada no livro de Vanda Marques com o título de "O amor de Pedro e Inês, contado aos Pequenotes" ( Editora Quetzal), agora também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
Tivemos o apoio de duas Amigas Estagiárias: Dora Santos e Rita Pinto, a quem agradecemos e desejamos muitos "Momentos Felizes" no seu percurso escolar e profissional!
Para Brincar/Aprender
Histórias e livros
De amigos
Ambiente-ciência
Institucionais
Para viajar...
Informativas