Os Pequenos Jornalistas tiveram a sorte de ouvirem e verem muitas histórias, também durante a semana da leitura, contadas por familiares no Jardim de Infância.
Foram histórias muito diversas, interessantes e bonitas! Com a ajuda dos livros, do computador, de fantoches e de outros adereços, essas histórias foram contadas com todo o carinho!
A todos o nosso muito obrigado!
Houve porém uma história que nos deixou um belo e doce presente, oferecido por um coelhinho branco!
Era o coelhinho da história "Menina bonita do laço de fita" da autora Ana Maria Machado, com ilustrações de Claudius.
Os Pequenos Jornalistas gostaram muito dela! E para sempre lembrar esta bela história, aqui fica o vídeo. Querem apreciar também?
Os Pequenos Jornalistas resolveram festejar a "Semana da Leitura" proposta pelo Plano Nacional de Leitura, de 5 a 9 de Março.
Conversaram, falaram sobre o que era ler e fizeram os preparativos, contando também com a colaboração de vários familiares que combinaram vir ao Jardim de Infância ler para todos!
Não ficaram lindos os cartazes?
![]() |
![]() |
![]() |
Querem saber? A pequena planta que germinou a partir da semente-livro foi crescendo cada dia mais um bocadinho!
Até foi preciso mudar para um vaso com terra a sério...
E eis senão quando, como que adivinhando a quase chegada da Primavera, brotaram dos seus raminhos, ainda frágeis, o que vão ver já de seguida:
![]() |
E para melhor acompanharem a canção, enquanto observam a grafia das letras...
A canção do ABC
A B C D E F G
H I J K L M N
O P Q R S T U
V X Z e agora és tu
De A a Z as letras que são
P’ra cantar esta canção
Estou contente
E bem se vê
Eu já sei o ABC
Os Pequenos Jornalistas estão muito despertos para a importância da escrita; o interesse pelo mundo da escrita e da leitura tem vindo a generalizar-se entre eles, dia após dia.
Por isso, construímos um jogo com molas da roupa e cartões com palavras; para começar, foram os nomes de cada um que ficaram disponíveis na área da biblioteca, para poderem descobrir as molas com as letras que são necessárias para poderem "construir" e ler os diversos nomes.
E à medida que a aquela água da rara chuva ia descongelando, outras possibilidades ela ofereceu aos Pequenos jornalistas.
Tal como no teatro "As cozinheiras de livros", também os Pequenos Jornalistas acharam boa ideia semer um livro de que gostassem muito. Escolheram (por votação) o livro com a história "Os três ursos" e resolveram semear esse livro por detrás de um montinho de terra de faz-de-conta.
Com letras, algarismos e sinais de pontuação, a natureza floresceu e foi realizada esta animação que revela muita imaginação! (Seriam as "Cozinheiras de livros"?)...
Também faz uma sensibilização à não poluição, mostrando as consequências das chuvas ácidas.
Convidamos todos a visualizar estas imagens muito originais.
Depois de decidirem que seria uma almofada o presente que todos iriam ajudar a construir para o ursinho Matias, os Pequenos Jornalistas meteram mãos à obra e inventaram um padrão para um pano cru; ficou lindo, todo enfeitado com ursinhos de muitas cores, estrelinhas e corações feitos por todos.
A Graça levou então para o Jardim de Infância a máquina de costura portátil e todos acompanharam o processo da costura com muita atenção e curiosidade. A seguir, foi preciso encher a almofadinha com fibra acrílica, para que ficasse super fofinha!...
Também fizeram o aproveitamento de uma caixa de cereais, (forrando-a com um papel dos embrulhos de Natal, fazendo-lhe uma abertura especial e colando lá dentro uma estrelinha com uma mensagem), para assim a almofadinha ficar bem arrumada na caixa "Matias vai de viagem" e ser mesmo uma surpresa! Olhem como ficou:
O ursinho Matias (que já tinha na sua grande caixa de cartão algumas belas ofertas de amigos de outros Jardins de Infância) ficou tão contente com este presente, que antes de seguir viagem com a Ana na "Carrinha Mágica", quis experimentar como serão confortáveis os seus soninhos e felizes os seus sonhos, agora que tem também esta almofadinha tão especial!Esta foi a história que a Ana da carrinha Bibliomóvel nos contou, com a ajuda do livro que a autora Miriam Moss escreveu e Jane Simmons ilustrou.
Os Pequenos Jornalistas adoraram a história, em especial o nosso Matias!
Depois a Ana deixou que ficássemos com o ursinho por alguns dias e sugeriu que fizessemos alguma coisa de que o ursinho Matias precisasse, já que ele chegou à casa da irmã Matilde sem nada na carrinha...
Pensámos, conversámos e decidimos o que fazer: uma almofada para ele dormir bem e poder ter sonhos felizes!
...Descoberta pelo Tomás na casa da lenha da avó Mila, enquanto os Pequenos Jornalistas iam em pequenos grupos ajudar a pôr no forno os bolinhos do Pão por Deus. Era o T de Tomás!
E a partir desta letra tantas outras palavras descobriram começadas pelo mesmo som, logo, pela mesma letra! Que bela descoberta!
Um desafio: enfeitar o castelo de Porto de Mós, com ARTE!
Os Pequenos Jornalistas aplicaram-se e resultaram trabalhos muito interessantes!
![]() |
Sim, é verdade. Hoje é o aniversário do blogue Pequenos Jornalistas.
Neste blogue estão registados já cinco anos, cheios de VIDA!
Abrimos esta janela virtual da comunicação no dia 24 de Maio de 2006 e não mais a fechámos!
Tantos momentos felizes continuam vivos aqui...
E que é feito dos dois primeiros Pequenos Jornalistas que iniciaram a edição de artigos no blogue? Convidámo-los a virem ao Jardim de Infância e foi numa conversa muito gostosa (com cerejas e suspirinhos à mistura) que ficámos a saber em que ponto é que está a sua Vida.
O Duarte vai fazer 11 anos no dia 14 de Junho. O Simão já tem 11 anos, que fez no dia 29 de Março. Estão tão crescidos! São da mesma turma, são amigos e gostam da escola, que dizem ser muito fixe, porque faz muitas actividades e visitas de estudo. Os professores também são fixes. Alguns! Outros...Ambos acham que vão passar para o 6º ano, porque têm boas notas, em especial a Matemática e a Língua Portuguesa. São bons alunos; passaram todos os anos. Para além da escola, têm outros interesses e ocupações.
O Simão pratica Judo duas vezes por semana depois das aulas e aos sábados vai aos Escuteiros do Agrupamento 370 de Porto de Mós; já é Explorador e daqui a 4 anos será Pioneiro; quando tiver 18 anos passará então a ser Caminheiro. (Tudo planeado!)
O Duarte joga Futsal na ADP em Porto de Mós, mas agora já acabou a época; é uma paixão que vem de longe! Foi guarda-redes e vai passar para ala-direito. Disse que quer experimentar jogar nas posições todas e depois então escolher a que gostar mais. Além do Futsal, tem aulas de música e toca bateria, tendo até uma em casa. Mas em casa tem que tocar baixinho para não incomodar...já experimentou também tocar guitarra acústica e diz cheio de orgulho que até já sabe tocar a "Tela" dos Santos e Pecadores. "Quero pintar a minha vida de todas as cores!" diz a canção...e parece que está a conseguir! Quando tiver 14 anos ou mais ( a mãe diz que antes não pode ser...) quer fazer uma banda, se calhar. O Alexandre será vocalista, o Diogo será o baixista, o Francisco e o primo Afonso serão guitarristas, ele o baterista...agora está à procura de um teclista! Diz que ainda tem muita coisa para aprender!
Do tempo que passaram no Jardim de Infância, lembram-se de quando escondiam os ovos da Páscoa, de que fizeram um bolo no forno da cozinha, de como gostavam de montar legos, lembram-se quando o Pai Natal vinha dar presentes na Escola, lembram-se de terem visitado o castelo de Porto de Mós e de lá terem visto uma espada enorme, de terem ido aos Bombeiros, de jogarem à bola no recreio...O Duarte até disse "Eu sempre gostei de jogar à bola no recreio. Para mim é impossível parar de jogar!".
Nestes 5 anos visitaram algumas vezes o blogue; nem sempre tiveram Internet disponível, mas agora têm. Neste dia fizeram dois comentários no blogue. Eles acham que é fixe ter um blogue, porque "dá para conhecer outras pessoas do Mundo, dá para saber o que é que se faz no Jardim de Infância, dá para obter alguns conhecimentos sobre como é que é a escola e o que é que os meninos e meninas vão aprendendo e fazendo ao longo do ano. Pode-se relembrar como é que falávamos no passado, porque fica lá tudo guardado no blogue e pode ser sempre visto" (texto conjunto do Duarte e do Simão, a quem agradecemos este momento de partilha. Que continuem FELIZES descobrindo a Vida tal como ela é e como pode ser inventada!).
Este espaço na Internet irá continuar, mas precisa de ser cuidado como uma plantinha, através dos comentários e da comunicação que eles possibilitam. Agradecemos a todos os Amigos que têm alimentado a nossa plantinha. Desejamos que muitos mais o façam, com a mesma alegria com que nós o fazemos! Até sempre!
Na semana da Leitura recebemos a visita dos nossos colegas e amigos da Escola Básica do 1º Ciclo de Tremoceira.
Fomos surpreendidos pelo modo como todos leram tão bem diversos poemas e a estória, em especial a Lara que ainda no ano anterior era uma Pequena Jornalista!
A estória "O Ratinho Marinheiro" de Luísa Ducla Soares, foi a que os colegas leram em conjunto. É uma história muito bonita, com ilustrações espectaculares!
Depois foi a vez de os Pequenos Jornalistas apresentarem em suporte digital a estória "O Homenzinho de Gengibre" que foi entretanto gravada e enviada para o concurso do Plano Nacional de Leitura: "Conta-nos uma história" - Podcast na Educação.
Todos escutaram com atenção e assim ficou claro que se podem contar estórias de muitas maneiras e que ler pode ser mesmo um prazer!...
Está pronta mais uma história gravada por nós e disponível em Podcast. (Download possível, clicando sobre a palavra "divShare").
Conforme o combinado, foi uma gravação que contou com a participação e empenho das restantes quatro crianças que no próximo ano lectivo irão para o 1º Ciclo. Foi mais uma oportunidade de integração das TIC no processo de aprendizagem, sendo evidentes os esforços de todos para melhorarem a sua dicção e revelarem emoções através da linguagem oral.
"Conta-me uma história" foi um concurso que deixou sementinhas pelo caminho...
Agora só precisam de ser cuidadas com tempo e muito amor, para darem fruto!
Deliciem-se então com a história que escolhemos para vos contar agora: "Os Anõezinhos e o Sapateiro"!
A é o André, que cheira o pé
B é a Beatriz, que assoa o nariz
C é o César, que vai atravessar
D é o David, que come pevide
E é o Ernesto, que traz o almoço no cesto
F é o Fernando, que é amigo do Sandro
G é a Graça, que rebola na cabaça
H é o Hugo, que come um sugo
I é a Inês, que conta até três
J é o João, que lava os dedos da mão
L é a Lara, que lava a cara
M é a Maria, que apanha uma enguia
N é a Natália, que vai para Itália
O é o Óscar, que se vai secar
P é o Pedro, que não gosta do azedo
Q é o Quim, que arranja o jardim
R é o Rafael, que ata o cordel
S é o Sandro, que é um bom malandro
T é o Tomás, que leva o cabaz
U é o Ulisses, que não gosta de chatices
V é o Vasco, que foi ao penhasco
X é o Xavier, que atirou a colher
Z é o Zorro, que tirou o gorro!
A gralha Camila e a Isabel voltaram a visitar-nos.
Desta vez a Isabel contou a história de um ratinho muito especial, o Frederico, que gostava de poesia, que via e sentia o que os outros não viam nem ainda sentiam...
Linda a história "Frederico" de Leo Lionni, da editora Kalandraka.
Depois brincámos a fazer poesia com rimas.
Descobrimos que algumas das imagens dos cartões que a Isabel nos emprestou, rimavam.
![]() |
![]() |
A seguir inventámos estas frases engraçadas:
O pato
deu uma bicada ao gato,
que correu atrás do rato.
Abriu-se a janela,
apagou-se a vela
e saiu fumo da panela.
A abelha
poisou na telha
e picou a ovelha.
O cão
tem um coração
de leão.
O bebé
coçou um pé
e estreou um boné.
O computador
mostrou uma flor
e um tambor.
O João vestiu a camisola
chutou a bola
que entrou na gaiola.
A borboleta
zangou-se com a pandeireta
e poisou na corneta.
Para Brincar/Aprender
Histórias e livros
De amigos
Ambiente-ciência
Institucionais
Para viajar...
Informativas