Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Sexta-feira, 23 de Setembro de 2011
Uma doce partilha

A Laura contou-nos que foi às VINDIMAS com a mãe, o pai, os avós e a Joana.

Ela trouxe uvas para todos os AMIGOS.

Os baguinhos eram redondinhos, verde-claros e muito docinhos!

O Gabriel contou que o pai dele apanhou muitas uvas roxas para comer e para fazer vinho. Ele tem 3 fazendas e por isso tem muitas uvas! O vinho ainda não está bom, mas vai ficar...quando vier o frio!...

O Tomás contou que o avô dele pisou as uvas verde-claras, para fazer o vinho. O avô estava descalço e ficou com os pés sujos e a cheirar a uvas!...

Depois, usando rolhas de cortiça e tinta, cada um fez cachinhos de uva de faz de conta, já que os baguinhos que a Laura trouxe,  desapareceram  logo!

 



publicado por pequenos-jornalistas às 22:55
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (1) | Adicionar aos favoritos

Domingo, 19 de Junho de 2011
24 Pequenos Artistas!
 


publicado por pequenos-jornalistas às 19:02
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Sábado, 18 de Junho de 2011
Arte no castelo...

Um desafio: enfeitar o castelo de Porto de Mós, com ARTE!

Os Pequenos Jornalistas aplicaram-se e resultaram trabalhos muito interessantes!

Click to Mix and Solve



publicado por pequenos-jornalistas às 18:46
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Sexta-feira, 17 de Junho de 2011
Um castelo a sério!

Os Pequenos Jornalistas descobriram que na construção dos castelos era utilizada "argamassa" entre as pedras.

Resolveram experimentar fazer também argamassa, misturando cal "morta", barro e água. Depois quiseram construir um castelo utilizando a argamassa e as pedrinhas que o pai do Dário nos tinha dado no ano passado, quando veio ao Jardim de Infância falar da sua profissão de cabouqueiro.

Foi uma delícia observar a interajuda e o envolvimento destes construtores do castelo!

 


publicado por pequenos-jornalistas às 17:04
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (1) | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 16 de Junho de 2011
Construtores de castelos


publicado por pequenos-jornalistas às 12:05
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (1) | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 6 de Junho de 2011
Uma descoberta na Horta!

Cresceu na nossa horta!

Dentro de um balãozinho, que se abriu em 5 partes iguais, estava um fruto redondinho e cor de laranja (rachado ao meio, por estar tão madurinho...)!

Como havia mais alguns caídos no chão, com os balõezinhos a parecerem rendinha, os Pequenos Jornalistas puderam todos provar este fruto tão especial, chamado Physalis. É muito saboroso e faz bem à saúde!


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 22:28
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 26 de Maio de 2011
Matemática escondida...

A Imaginação deixa-nos VOAR alto!

A curiosidade e a atenção, fazem-nos descobrir e valorizar pequenas coisas, que logo se transformam em coisas maiores e tão belas!

As formas, as simetrias, os tamanhos, as quantidades, os sentidos dos traços...assim acontece a matemática em beleza, tantas vezes escondida!

Naquele dia, tudo começou quando, juntinho à roda do Oleiro, a Inês Lavrador descobriu um pedacinho de barro com uns ziguezagues marcados em baixo relevo... depois foi um sem número de experimentações, com a matemática mesmo ali, escondida  por baixo dos sapatos!...

 


publicado por pequenos-jornalistas às 16:32
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Quarta-feira, 30 de Março de 2011
Outras formas...
 


publicado por pequenos-jornalistas às 16:43
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 29 de Março de 2011
"Ganhando forma"...

Em grupos de dois, os Pequenos Jornalistas puderam experimentar diversos modos de arrumar no flanelógrafo as várias formas em feltro disponibilizadas.

Esta sequência de imagens mostra como as formas, foram "ganhando forma":


Palavras chave:

publicado por pequenos-jornalistas às 11:23
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 28 de Março de 2011
Formas ou gente?

Eu sou o QUADRADO

bonito demais

tenho quatro lados

e são todos iguais!

 

Eu sou o RECTÂNGULO

Cresci mais de um lado

P'ra chegar à frente

do senhor quadrado!

 

Eu sou o CÍRCULO

Sou igual à lua

Sou o mais bonito

Lá da minha rua!

 

Eu sou o TRIÂNGULO

Tenho três biquinhos

De chapéu eu sirvo

para os palhacinhos

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 22:28
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 22 de Março de 2011
A simetria com cores

Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 22:46
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (5) | Adicionar aos favoritos

Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011
Aprender com as couves da horta...
 
   
   
   

 



publicado por pequenos-jornalistas às 22:51
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 7 de Dezembro de 2010
Dividir 1 em 4

Palavras chave:

publicado por pequenos-jornalistas às 09:50
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2010
Tão especial!

De tão diferente, esta cenoura que cresceu na nossa horta já sentindo o frio deste final de Outono, tornou-se tão especial, não acham?

Assim é com outras coisas e com todos os seres vivos!

Viva a diferença!



Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 16:40
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2010
Um Quebra-Nozes especial...

 

Aí está ele, o nosso Quebra-Nozes articulado!

Foi pintado por diversos Pequenos Jornalistas sobre um cartão grande que nos deu a mãe do Lucas. Depois recortámos os membros superiores (os braços) e os membros inferiores (as pernas), para poder ser um boneco articulado, após a aplicação de ataches de latão!

Agora, no cantinho dos Livros, diz-nos olá com o braço direito e às vezes com o braço esquerdo; levanta a perna direita e também a perna esquerda, quando está a marchar, ou a fazer o jogo do espelho com a gente...

Gostamos mesmo deste nosso Quebra-Nozes, com quem podemos brincar e aprender!



publicado por pequenos-jornalistas às 21:40
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2010
Jogo com simetrias

Este é mesmo muito difícil!

Vamos ver quem consegue arrumar 12 círculos nos quadradinhos certos, mas agora respeitando quatro eixos de simetria?

Cliquem sobre a imagem e depois no rectângulo pequeno que está em baixo à direita, para começarem. Para verificarem se acertaram, voltem a clicar num rectângulo que também está em baixo à direita.

Parabéns se conseguirem fazer todas as simetrias em pouco tempo...!


 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 19:05
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (1) | Adicionar aos favoritos

Simetrias difíceis...

Numa folha com muitos quadradinhos (que por isso se chama "quadriculada"), a Graça desenhou um eixo de simetria preto.

Depois fazia quadradinhos às cores no lado esquerdo e nós fazíamos no lado direito, à mesma distância do eixo de simetria, como as asas das borboletas!

Ao princípio foi um bocadinho difícil, mas depois foi fácil, porque eu percebi como se fazia.

Aqui estão alguns desses trabalhos que fizemos:

 

 

 

 Este artigo foi elaborado pelo André (5 anos) com a ajuda da Educadora Graça D.


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 16:20
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2010
Descobrimos simetrias

Observando com atenção os flocos de neve, descobrimos que tinham simetrias; o que estava no lado esquerdo, também estava no lado direito e o que estava em cima, também estava em baixo.

Fomos ver asas de borboletas na Internet e estavam com simetrias perfeitas na cor e na forma.

Depois a Joana Rita trouxe uma borboleta de faz-de-conta cor de rosa e vermelha e nós recortámos várias vezes dois papéis iguais para pormos na asa do lado esquerdo e na asa do lado direito e em cima e em baixo. Ficou assim:

Quando fizemos borboletas de flocos de neve, também

fizemos simetrias bonitas!

  

 (Artigo realizado pelo João Fernandes e pelo João Pedro, ambos com 5 anos, com a ajuda da Educadora Graça Duarte)



publicado por pequenos-jornalistas às 15:52
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2010
Adivinhem quantos são...

Hoje a Graça trouxe 3 tangerinas. Uma era grande, outra era média e a outra era pequenica.

Arrumámos da esquerda para a direita e parecia uma escadinha sempre a descer...

Fizemos um jogo que era ver quem acertava quantos gomos tinham as tangerinas.

Mas ninguém tinha a certeza, porque os gomos estavam escondidos lá dentro da casca, todos encostadinhos uns aos outros, a fazerem uma bolinha...

Então fizemos uma estimativa, disse a Graça.

Foram estes os números da nossa estimativa dos gomos que pensávamos que tinham as tangerinas:

 

Nº de gomos 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
Nº de crianças 1 1 3 4 2 1 2 2 0 1 1

Descascámos as tangerinas e descobrimos que a grande tinha o mesmo número de gomos que a média: 9 gomos.

 

Mas a mais pequenina tinha 10 gomos! Que é mais 1 do que as outras! Que estranho...

Só 4 acertaram e puderam comer dois gomos cada um; os outros comeram só 1 gomo, como tínhamos combinado. Para saber quem comia os que sobraram, dissemos esta lengalenga:

Está a chover

está a pingar

a raposa no quintal

a apanhar tangerininhas

para o dia de Natal!

 

(Este artigo foi elaborado pelo David (5 anos) e pelo Lucas (4 anos), com a ajuda da Educadora Graça Duarte



publicado por pequenos-jornalistas às 15:39
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009
Cebolas juntinhas!

Foi já há algum tempo atrás que resolvemos colocar muito juntinhas as 17 cebolas que cresceram na nossa horta.

No Jardim de Infância ninguém sabia muito bem como fazer um cabo de cebolas...

Sem desistirmos da tarefa, lá conseguimos fazer uma espécie disso, como aqui se vê.

  

 

 

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 23:17
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Mais sobre nós
Notícias recentes

Brincar à matemática

7 anos, sete fadas...

Dia do SOL

Somar mascarilhas...

Misturas fofas...

Agora já ficam a saber o ...

"Olhar com olhos de ver!"

Recortar, pintar, brincar...

Criar partindo de espirai...

O castelo no JITremoceira...

E vão 6 !...

Contar peixes do rio e do...

Um pé ou um P?...

Chapelinhos de chuva?

A dança das formas...

Formas com arte...

Uma perspetiva diferente....

Noções matemáticas...

Matemática nas construçõe...

E o castelo mais lindo é....

Uma doce partilha

24 Pequenos Artistas!

Arte no castelo...

Um castelo a sério!

Construtores de castelos

Notícias guardadas

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

pesquisar
 
Sítios
mais comentados
54 comentários
30 comentários
10 comentários
6 comentários
6 comentários
6 comentários
Palavras chave

actividades

ajudar

alimentação

ambiente

amizade

animação

animais

aniversário

articulação com 1º ciclo

avaliação

biblioteca

bicharocos

blogactionday

brinquedos

canção

casa escola

castanhas

chuva

ciência

colheita

comentar

comunidade

conhecimento do mundo

construir

corpo

correio

culinária

descobertas

desenhos

destaque

dias especiais

dicionário

estufa

etwinning

europa

experiência

expressão dramática

expressão motora

expressão plástica

flores

formação pessoal e social

friends together

girassol

greetings card

histórias

horta

imaginação

insectos

inverno

jardim de infância

jogo

jogo tradicional

jornadas culturais

leitura e escrita

lengalenga

livros

mãe

mar

matemática

melhoras

milho

milho verde

modelagem

moinho

música

natação

natal

natureza

obrigado

observação

olarias

outono

pai

partilhar

páscoa

pássaros

paz

pictogame

plástica

pnleitura

podcast na educação

poesia

polónia

portugal

primavera

reciclar

recreio

saídas

saúde

sementes

slide show

sombras

surpresas

tic

tradição

vento

verão

vida e morte

vídeo

visitas de estudo

todas as tags

obrigada