
Nesta "Semana da Leitura" proposta pelo Plano Nacional de Leitura, os Pequenos Jornalistas têm gostado de ouvir diversas histórias e poemas; este foi um deles. É um poema de Vergílio Vieira
Tentando responder à questão final do poema, a Inês F. foi investigar na Internet e descobriu que são sete as cores do arco-íris arrumadas por esta ordem: na parte interior do arco aparece primeiro o roxo, depois o azul escuro, a seguir o azul claro, depois o verde, o amarelo, o laranja e na parte exterior do arco é que aparece o vermelho!

O Sandro (4 anos) coloriu o arco-íris assim


Vestir o coração com a alegria das cores!
Observando com atenção os flocos de neve, descobrimos que tinham simetrias; o que estava no lado esquerdo, também estava no lado direito e o que estava em cima, também estava em baixo.

Fomos ver asas de borboletas na Internet e estavam com simetrias perfeitas na cor e na forma.

Depois a Joana Rita trouxe uma borboleta de faz-de-conta cor de rosa e vermelha e nós recortámos várias vezes dois papéis iguais para pormos na asa do lado esquerdo e na asa do lado direito e em cima e em baixo. Ficou assim:

Quando fizemos borboletas de flocos de neve, também
fizemos simetrias bonitas!

(Artigo realizado pelo João Fernandes e pelo João Pedro, ambos com 5 anos, com a ajuda da Educadora Graça Duarte)

"Com muita farinha, sal e água morna fizemos massa salgada. Primeiro mexemos com a colher, depois amassámos com as mãos fechadas, até a massa ficar macia e um bocadinho elástica como os elásticos.
Com um bocadinho de farinha na mesa ao pé de cada menino e menina, começámos a fazer as coisas que a gente queria: bonecos de neve, cobras, caracóis, ondas, flores, bolinhas, colares, pulseiras...tantas coisas. Depois pusemos tudo no forno 1 hora e depois saiu tudo quente. Tivemos que esperar que arrefecesse. No outro dia pintámos como a gente quis e ficaram coisas muito bonitinhas...
A tinta tinha que secar, porque senão a gente mexia e a tinta saía toda e isso não convém nada. A Graça foi buscar a ráfia verde para a gente enfiar no buraquinho e atar com um nó e um laço. Levei para casa e a mãe gostou do meu boneco de neve; ela quer que seja para enfeitar e não partir, porque ela gosta que aquilo fique inteiro, porque senão o planeta fica mais sujo com mais bocadinhos pequenicos de massa salgada. E eu quero ver o Planeta limpinho!!!"
CÉSAR (6 anos)

A ideia foi da Joana Campos, (4 anos).
Depois, outros colegas quiseram também experimentar transformar um floco de neve nas asas de uma borboleta colorida!
Será que já estão a antecipar a chegada da tão desejada Primavera?
Imaginando lugares com neve, os Pequenos Jornalistas gostaram muito da história "Stella, rainha da neve" recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.
O Simão fazia muitas perguntas engraçadas à sua irmã Stella: "Quantos flocos de neve tem uma bola de neve?
Os bonecos de neve comem o quê? E dormem onde?..."
Para todas as perguntas, Stella inventava resposta igualmente engraçadas e imaginativas.
Fizemos este e outros bonecos de neve, assim como flocos de neve variados.
Clicando no boneco de neve podem construir ainda outros flocos de neve diferentes na "fábrica dos flocos de neve" e descobrir as simetrias deles. Divirtam-se!
Este foi o floco de neve que fizemos todos em conjunto, usando o sítio que está no artigo anterior.
Ficou lindo, não acham?

Aproveitámos a sugestão do nosso amigo Tomás e aqui está mais este floco de neve que achamos espectacular!
Os vossos também ficaram assim bonitos?
"Há quem considere que a tradição da entrega dos presentes de Natal surgiu graças à lembrança da entrega de presentes ao Menino Jesus por parte dos Reis Magos.
Os presentes de Natal foram ideia do Papa Bonifácio, no século VII. No Dia de Reis, ele distribuía pão ao povo e em troca recebia presentes.
O costume de colocar presentes debaixo da árvore, surgiu no reinado de Elisabeth I, no século XVI. Esta rainha recebia tantos presentes no Natal, que se tornou impossível recebê-los directa e pessoalmente. Assim, surgiu a ideia de se colocarem os presentes debaixo da árvore de Natal montada nos jardins do palácio.
A entrega de presentes( no Natal) é habitualmente atribuída ao Pai Natal, mas há também quem a atribua ao Menino Jesus, como era costume em Portugal até alguns anos atrás.
No caso de Espanha, entre outros países, os presentes são entregues Dia de Reis e noutros ainda, são entregues dia 6 de Dezembro, durante a comemoração da Festa de S. Nicolau, patrono das crianças." (Texto retirado DAQUI)
Os Pequenos Jornalistas estão muito contentes com os presentes que deram e receberam!
Parece que o Pai Natal leu todas as cartas que eles lhe enviaram...
Já sabiam?
"A Árvore de Natal é um símbolo de enorme força que foi extraído de rituais pagãos.
Durante o Inverno, os povos europeus tinham o costume de enfeitar suas casas com folhagens e árvores ainda verdes para alimentarem a esperança de que a Primavera se aproximava.
Sob o ponto de vista religioso, a árvore de Natal, toda verde, é sinal de Vida, enquanto os enfeites pendurados significam os bons frutos oferecidos por Jesus à Humanidade. Já as velas representam a presença de Cristo como Luz que ilumina o caminho dos homens e aquece os nossos corações.
O hábito de armar árvores de Natal sempre foi popular entre os germânicos, mas só se espalhou pelo mundo a partir de 1841 quando o príncipe Albert montou uma árvore no palácio real Britânico." (Texto extraído DAQUI )

As castanhas também serviram para os Pequenos Jornalistas darem asas à sua imaginação! Apareceram alguns vírus bastante assustadores, mas não só...


Para Brincar/Aprender
Histórias e livros
De amigos
Ambiente-ciência
Institucionais
Para viajar...
Informativas