Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Sexta-feira, 13 de Novembro de 2009
Romãs Rainhas!

 

Deram-nos 4 romãs rainhas, com coroas muito pequeninas!

Descobrimos mil sementinhas dentro, todas muito vermelhinhas!

E se fizessemos com elas, um sumo natural para todos?

Assim fizemos então e mais coisas descobrimos sobre a alimentação.

 

   

Descobrimos que as romãs são um óptimo antioxidante e purificam o nosso corpo.

Os antioxidantes protegem-nos dos vírus e bactérias, do stress, da poluição, dos químicos, e consequentemente, de diversas doenças.

O sumo da romã também diminui a oxidação do colesterol até metade e reduz a acumulação do “mau” colesterol (LDL).

Por isso são mesmo Romãs Rainhas da saúde!

Se quiserem saber mais sobre este assunto, podem clicar AQUI e AQUI


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 22:44
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 10 de Novembro de 2009
Alimentos variados!

Já sabemos uma coisa muito importante: se comermos muitos alimentos variados, teremos mais saúde!

Foi por isso que procurámos alimentos variados e os colámos dentro do retrato do corpo da Inês Lavrador, que é uma menina que gosta de  comer de tudo! Assim como nós todos!

 

 

Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 16:37
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 9 de Novembro de 2009
Para bem da saúde

Os Pequenos Jornalistas também estão a descobrir o que devem comer e em que quantidades, para bem da saúde.

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 22:59
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2009
Hábito saudável

Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 09:51
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 20 de Outubro de 2009
Como os cientistas!

"A professora Graça Vieira, trouxe cá um microscópio. Vinha dentro de uma caixa de madeira! E com uma chave! Era p'ra não estragarem e p'ra não caír ao chão.

Pudemos ver coisas que são estranhas, porque nós nunca vimos...

Parecíamos cientistas!

O microscópio aumenta muito as coisas e ajuda-nos a ver e leva-nos a pensar o que nós já vimos no microscópio. Primeiro vimos uma escama de um peixe. Tinha uma bolinha vermelha e muitos risquinhos fininhos e alguns largos. Depois vimos uma asa de um insecto que o João Marto pisou sem querer. Era rectangular e tinha um brilho e era prateado; era muito bonito. Depois vimos um cabelo da Inês e era grosso. Ela tinha medo de dizer que tinha cortado um bocadinho do seu cabelo e mandado p'ró chão...

Também vimos os micróbios que tinha no pó. Só com o microscópio é que se podem ver os micróbios. E os vírus H1N1 da Gripe A? Esses só se podem ver nos microscópios com lentes muito, muito fortes...

Temos que ter cuidado com os micróbios. Temos que lavar muito bem as mãos e desifectar, p'ra eles não entrarem na nossa boca.

No fim, a Graça, a mãe da Joana, a mãe do Dário, a Dora e a Rita também espreitaram no buraquinho do microscópio.

Gostei muito de espreitar p'ra dentro do microscópio e a coisa que eu mais gostei foi de ver a escama do peixe (João Fernandes) e a asa do insecto que brilhava!(Joana Rita).

Obrigada professora Graça Vieira e ainda bem que guardas o microscópio dentro de uma caixa, senão já tinham estragado ou partido e ele é muito precioso e aqueles que se consegue ver o vírus da Gripe A, ainda é mais!"

Texto conjunto do JOÃO FERNANDES (5 anos) e JOANA RITA (5 anos)

 

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 16:09
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

São servidos?

No Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro último) combinámos trazer várias frutas e legumes para fazermos sumos "naturais e verdadeiros"!

Os Pequenos Jornalistas quiseram e puderam abrir-se a novos sabores!

Todos quiseram provar com a sua palhinha individualizada e identificada os sabores de 10 sumos diferentes que fizemos. Estão todos de parabéns, porque o objectivo foi atingido; abriram-se  de facto a novos sabores e perceberam como isso pode ser importante para toda a vida!

 Além disso descobrimos que quando misturávamos água de nascente aos sumos, dois deles separavam-se da água muito depressa... Foram o sumo de tomate e o de dióspiro. Mas o sumo de tomate ficava em cima e o de dióspiro ficava em baixo...por isso pensámos e descobrimos que a água é mais pesada do que o sumo de tomate, mas é mais leve do que o sumo de dióspiro!

  

 


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 11:33
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (8) | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 13 de Outubro de 2009
Vírus da Gripe A; já sabemos que...

 

- O Vírus H1N1 é redondo, tem picos e muitos fios lá dentro. Eles pegam-se em todo o lado. Vi num livro que a Graça trouxe. Os cientistas usaram aquele microscópio forte para o verem (André, 5 anos)

- Este vírus da gripe pode entrar pelo nariz, pela boca e pelos olhos. Se espirrar, tem que se limpar onde se espirrou. Deve-se pôr um lenço de papel ou espirrar para o braço. (João Pedro, 5 anos)

- Faz vomitar as pessoas doentes (Sandro, 3 anos)

- São maus (Dário, 3 anos)

- Fazem os meninos ficarem doentes! (Inês Lavrador, 3 anos)

- Quando lavamos muito bem as mãos, ficamos sem micróbios (Lucas, 3 anos)

- Faz-nos tossir e dar achins sem querer; se pusermos a mão à frente da boca e depois pusermos a mão no chão ou nos olhos, nós ficamos doentes (Lara, 5 anos)

- Se nós pusermos a mão à frente os vírus ficam colados na mão, como eu vi no computador. Eu sei quantas horas o vírus aguenta numa coisa: é 8 horas! (Inês Frazão, 4 anos)

- Nunca se deve não lavar as mãos, porque se não as lavarmos e tocarmos no nariz e nos olhos e na boca, os vírus entram.  Eles separam-se muito depressa; é 1 depois é 2, depois é 4, depois é oito, depois é 11, depois é milhões. No cano de esgoto também se multiplicam.Não se deve pegar na colher de sopa, na palhinha, nos chupas nem no prato dos outros. Mas passadas 8 horas eles estão mortos.(João Fernandes, 5 anos)

- Nós temos que lavar as mãos assim: abrir a torneira e molhar as mãos, depois fechar e pôr sabonete líquido e espalhar por todo o lado nas mãos, esfregar muito bem e no fim pôr outra vez água. (Joana Rita, 5 anos)

- Primeiro limpa-se a torneira com o papel para não ficar sujo; depois é que se enxugam as mãos! (João Marto, 4 anos)

- Temos que lavar as mãos, limpar a torneira e pôr desinfectante (Rafael, 3 anos)

- Temos que lavar as mãos bem e o desinfectante é para matar os vírus (Rafaela, 4 anos)

- Temos que lavar as mãos, porque o vírus é forte e faz febre (Joana, 4 anos)

- O vírus da gripe faz mal; faz doer a cabeça, as pernas, faz vomitar… (Ana Luísa, 3 anos)

- Não devemos tossir nem espirrar p’ra cima das outras pessoas. Temos que pôr o lenço à frente, não é espirrar p’rá mão nem p’ra cima do cabelo! (César, 5 anos)

- O vírus da gripe A entra pela boca e entra pelo nariz e pelos olhos. Temos que lavar muito bem as mãos. (Maria Eduarda, 3 anos)

- Temos que lavar as mãos muitas vezes que é para os vírus não ficarem lá todos pegados. E temos que usar desinfectante para termos as mãos seguras! O Nuno no fim foi buscar o desinfectante e pôs em cima dos vírus e eles morreram. (David, 5 anos)

 

 

Para sabermos mais sobre o vírus da Gripe A, podemos clicar AQUI ou sobre esta imagem do vírus H1N1.

Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 19:21
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Sem Cabra Cabrês!

No dia 6 de Outubro logo pela manhã, a Isabel Jorge, da Rede de Bibliotecas Escolares, veio ao Jardim de Infância contar a história do "Coelhinho Branco". Só que em vez da Cabra Cabrês, adivinhem quem estava lá dentro da casa do Coelhinho...isso mesmo: era o vírus da Gripe A!

O André, com 5 anos, recontou assim a história:

" Era uma vez o Coelhinho Branco que ía apanhar couves à horta para fazer um caldinho de sopa.

Quando ele voltou, a porta estava fechada! Ele bateu à porta e estava lá dentro o Vírus da Gripe A que disse assim:

_Eu sou o Vírus da Gripe A! Se entrares aqui, infecto-te já!

O Coelhinho ficou assustado e chateado! Foi pedir à vaca para o ajudar. Mas ela era medricas e não o ajudou!

E depois foi pedir ajuda ao cão, mas ele não quis ajudar, porque também era medricas!

Depois foi lá a formiga e ajudou o coelhinho! Pôs detergente e desinfectante em toda a casa e os vírus morreram!

Depois o Coelhinho entrou e fez o caldinho com as couves e convidou a formiga para comer com ele. Mas os outros não convidou, porque eram medricas e nao o ajudaram.

Vitória, vitória, o burro comeu a história!

A formiga, que era a mais pequenica, foi a que ajudou. Ela era amiga e esperta, porque sabia como acabar com os vírus da Gripe A!"

 

Esta ilustração foi feita em grupo pelo David, Inês Frazão, Joana Rita, João Fernandes e Lara, que também gostaram muito desta história contada pela nossa amiga Isabel Jorge, a quem agradecemos mais uma vez!

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 18:09
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (8) | Adicionar aos favoritos

Domingo, 11 de Outubro de 2009
"O Nuno escapa à Gripe A"

Um livro com este título está na Biblioteca Digital do Plano Nacional de Leitura (no número 27 das ligações para brincar e aprender aqui na barra lateral do nosso blogue).

Os Pequenos Jornalistas viram, ouviram e pediram para voltarem a ver e ouvir como tudo se passou. Acho que aprenderam muito!

Se o quiserem fazer também, é só clicarem sobre a imagem para acederem à tal Biblioteca e depois clicarem sobre o quadradinho que diz "LER+ Giro" para ouvirem a história.

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 20:06
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (7) | Adicionar aos favoritos

Como se multiplica o vírus...

Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 19:59
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

O terrível vírus!

Já sabemos que o vírus da Gripe A (por enquanto o H1N1) anda por aí a espalhar-se por todo o mundo e a querer infectar muita gente...

Mas como será o aspecto dele? Numa primeira abordagem, os Pequenos Jornalistas imaginaram assim o tão temido vírus H1N1:

 

 

Palavras chave:

publicado por pequenos-jornalistas às 19:50
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Mais sobre nós
Notícias recentes

Vamos dar as mãos!

Não pode ser um dia só!

O bolo de Parabéns ao Blo...

Todos temos que nos lavar...

Aprender com as couves da...

Um Mundo de opostos!...

Há histórias saudáveis...

Floreiras especiais

Alegria no movimento livr...

Fadas na cozinha!

Quem me ajuda a comer?

Ovos tremeliques...

Um fruto saboroso!

Cenouras saudáveis

Mais sabores...

Uma Estrela Saudável!

A sombra do vírus a paira...

As melhoras!

Frutose em vez de açúcar!

Uma senhora muito redondi...

Romãs Rainhas!

Alimentos variados!

Para bem da saúde

Hábito saudável

Como os cientistas!

Notícias guardadas

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

pesquisar
 
Sítios
mais comentados
10 comentários
10 comentários
8 comentários
8 comentários
7 comentários
6 comentários
4 comentários
Palavras chave

actividades

ajudar

alimentação

ambiente

amizade

animação

animais

aniversário

articulação com 1º ciclo

avaliação

biblioteca

bicharocos

blogactionday

brinquedos

canção

casa escola

castanhas

chuva

ciência

colheita

comentar

comunidade

conhecimento do mundo

construir

corpo

correio

culinária

descobertas

desenhos

destaque

dias especiais

dicionário

estufa

etwinning

europa

experiência

expressão dramática

expressão motora

expressão plástica

flores

formação pessoal e social

friends together

girassol

greetings card

histórias

horta

imaginação

insectos

inverno

jardim de infância

jogo

jogo tradicional

jornadas culturais

leitura e escrita

lengalenga

livros

mãe

mar

matemática

melhoras

milho

milho verde

modelagem

moinho

música

natação

natal

natureza

obrigado

observação

olarias

outono

pai

partilhar

páscoa

pássaros

paz

pictogame

plástica

pnleitura

podcast na educação

poesia

polónia

portugal

primavera

reciclar

recreio

saídas

saúde

sementes

slide show

sombras

surpresas

tic

tradição

vento

verão

vida e morte

vídeo

visitas de estudo

todas as tags

obrigada