Estes "bicharocos" viram os Pequenos Jornalistas à vista desarmada por estes dias no Jardim de Infância.
Observaram-nos, admiraram-nos e respeitaram-nos, sabendo que todos têm direito à vida e que muitos deles são úteis na nossa Horta.
A valente Brites de Almeida, Padeira de Aljubarrota, já tem uma nova estátua!
Foi realizada pelos Pequenos Jornalistas que passaram a apreciar mais esta personagem lendária da nossa História, depois de conhecerem melhor a sua vida, contada no livro "A Padeira de Aljubarrota" da autoria da escritora Vanda Furtado Marques, que tivemos o prazer de conhecer.
O processo de realização foi lento e só à segunda tentativa teve sucesso, o que nos fez aprender algumas das características do trabalho em barro, tendo em vista a sua cozedura em fornos industriais.
Teve a intervenção de todo o grupo e também da Dora e da Rita que vieram estagiar no JITremoceira; a mãe do João Marto deu o barro e levou a peça para cozer no forno da fábrica, o que muito agradecemos.
Agora só falta arranjarmos uma pá mágica como a verdadeira...
Com os chapelinhos e as T-shirts novas, lá fomos nós até Porto de Mós no Dia Mundial da Criança.
Fazia demasiado calor, mas mesmo assim foi um dia em que descobrimos algumas coisas, brincámos muito de diferentes maneiras e isso é mesmo bom!
E do velho se faz novo!
O que aconteceria se não separássemos o lixo?
Experimentámos só um pouco no recreio do Jardim de Infância e o que vimos não foi nada bonito...
É urgente agirmos correctamente, para o bem de todos!
Com todo o cuidado, os Pequenos Jornalistas pintaram t-shirts para estrearem no Dia Mundial da Criança!
Também por isso são Crianças Felizes!
As sextas-feiras são sempre o dia da horta no Jardim de Infância. Lá podemos descobrir tantas coisas importantes...! E também podemos brincar à matemática.
Os Pequenos Jornalistas mais crescidos fizeram este registo num quadro de duas entradas, com alguns dos legumes plantados na nossa horta . Ficou assim:
Uma manhã de culinária, com muitas mãos na massa!
As bolachinhas para as mamãs foram feitas com muito amor!
Foi com muito carinho e algum trabalho que os Pequenos Jornalistas prepararam a vinda das suas mães ao Jardim de Infância, a fim de falarem sobre as suas profissões; já sabiam que algumas não poderiam estar presentes, mas isso não os impediu de fazerem todos os preparativos e de darem a atenção devida às mães que puderam fazer-nos esta visita tão especial!
Aprendemos muitas coisas sobre as profissões das mães! Quisemos saber os materiais e objectos que utilizam, os perigos que têm essas profissões, quais as profissões que gostariam de ter se pudessem escolher.
Depois da entrega das surpresas para as mães, cantámos ainda em coro a canção da Mãe que diz assim num bocadinho:
"Hoje eu digo a toda a gente
que és o melhor que o mundo tem
quando me abraças sou feliz
porque me amas e eu te amo querida mãe!"
Sim, o mais importante é o AMOR!
A Páscoa aproxima-se!
Na sexta-feira passada, dia 27 de Março, já nos visitou um coelhinho da Páscoa que escondeu ovinhos de chocolate na horta e no jardim.
Com ele vieram os nossos amigos da Escola do 1º Ciclo de Tremoceira, que entretanto, já estão de férias! Boas férias para todos!
De um blog de amigos de uma escola de 1º Ciclo que vivem nos Açores (Blogando na Escola) e que gostamos de visitar, porque aprendemos muitas coisas com eles, retirámos este jogo que é muito engraçado!
Nele temos que ajudar o coelhinho da Páscoa a apanhar para dentro do cesto os ovinhos que parecem cair do céu, usando as setas da esquerda e da direita. Mas atenção, porque os ovos que só têm riscas fazem-nos perder pontos! Esses não os devemos apanhar.
Querem experimentar? Então cliquem na imagem!
A brincar se aprendem noções de matemática com os ovinhos da Páscoa!
Os Papás foram convidados a virem ao Jardim de Infância passarem um bocadinho de tempo e falarem das suas profissões aos Pequenos Jornalistas.
Aprendemos os nomes das suas profissões e a importância delas na sociedade, assim como os principais objectos que utilizam e os perigos que devem evitar no seu trabalho.
Todos trabalham muito!
Parabéns ao Papá
Porque é o seu dia!
Parabéns ao Papá
Porque nos dá alegria!
Ele é o meu herói
Trabalha todo o dia!
Por isso lhe quero dar
Beijinhos no seu dia!
Para além dos beijinhos e abraços, também haviam algumas surpresas de que os papás gostaram muito: uma canção, muitos corações, um poema, um cartão e um presente que para ser realizado, tiveram que os Pequenos Jornalistas ter a "profissão" de Pintores Artistas!
Depois iremos construir um jogo da memória, tendo por base as profissões dos pais.
Também recebemos o convite de um dos pais para visitarmos o seu local de trabalho e iremos receber de outro papá mais pedrinhas para construirmos um bocadinho de uma calçada portuguesa.
Foi mesmo um dia muito especial!
Este é um símbolo que os Pequenos Jornalistas descobriram em vários livros do Jardim de Infância, do baú dos livros da Biblioteca Itinerante dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, assim como da "Carrinha Mágica" (Bibliomóvel da Biblioteca de Porto de Mós, que nos visita quinzenalmente) e cujo significado já conhecem.
O Plano Nacional de Leitura recomenda Ler Mais nas escolas, Ler Mais nas bibliotecas, Ler Mais em família, Ler Mais em todo o lado!
Embora os Pequenos Jornalistas ainda não saibam ler como os mais crescidos, gostam de ouvir histórias, poesias, lengalengas e de ouvir ler ; eles também já sabem "ler" à sua maneira.
Sabem observar e interpretar as imagens dos livros, alguns já reconhecem letras isoladamente ou em pequenas palavras que conhecem, identificam e acompanham a direcção da escrita (da esquerda para a direita e de cima para baixo), manifestando prazer em abrirem um livro e descobrirem o que ele lhes oferece.
Muitos livros já passaram pelas mãozinhas de cada um!
Todos os dias há alguma actividade relacionada com a pré-leitura e até com a pré-escrita; mas na Semana da Leitura ouviram histórias de diversos livros, e também algumas poesias de Sophia de Mello Breyner Andressen, autora em destaque. Este foi um deles, por se poder relacionar com o nosso projecto deste ano "Histórias da História" :
"Retrato de uma princesa desconhecida"
(Ilustração da Catarina, 5 anos)
Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino
(Poema de Sophia de Mello Breyner Andressen)
"Já nasceram os meus patinhos! São 6 e são do tamanho da minha mão! Também nasceram 2 pombinhos bebés e tenho 2 mais crescidos.
Querem lá ir a minha casa para os verem?"
Quem poderia resistir a este convite do Leandro? Ninguém! Por isso combinámos com a sua mãe e fomos à casa e à quintinha dele na manhã seguinte. Até tivemos um bolinho para reforçar o lanche do meio da manhã!
Obrigado pelo que nos ajudaram a observar, descobrir e pelo modo como nos receberam!
Os Pequenos Jornalistas foram pasteleiros toda uma manhã!
Quisemos preparar as Bolachinhas da Amizade para as podermos oferecer a umas visitas muito especiais que iríamos receber no dia seguinte.
Como eram precisas muitas bolachinhas, foi preciso fazer a receita a dobrar; os mais velhos ajudaram a descobrir essas quantidades, brincando assim com a matemática.
Mas todos contaram quantas bolachinhas faziam com a forminha depois da massa espalmada com o rolo da massa e todos nos divertimos muito.
Aquele cheirinho delicioso espalhou-se por toda a nossa escolinha, fazendo-nos água na boca...!
Quando ficaram prontas, pudemos prová-las.
Estavam mesmo deliciosas!
Sim, foi magia! Pura magia!
De repente, a Maria, que tinha dito que " as crianças gostam de gatas, mas a minha foi para o meio da estrada e morreu" no post sobre o Dia da Criança, teve a surpresa mágica de ver sair de dentro de um caixotinho cheio de buraquinhos uma gatinha bebé para ela!
Foi o nosso amigo João que a trouxe, depois de saber que a mãe dela não se importava de receber mais uma gatinha em casa.
Todos pudemos fazer festinhas, observar e brincar com a gatinha que agora se chama TITA (escolha da Maria, claro!).
Além da gatinha, o João trouxe bonés e partilhou connosco algumas outras magias que tentámos descobrir e aprender, embora não tivesse sido nada fácil...
Por estes momentos mágicos, OBRIGADO!
Apanhámos os primeiros morangos biológicos da nossa horta!
Eram só 6, mas a Graça trouxe mais para naquele dia todos podermos provar moranguinhos! Huuummm! Tão saborosos, vermelhos, doces e fresquinhos!
Um obrigado à terra da nossa horta e à chuvinha que a tem regado!
Para Brincar/Aprender
Histórias e livros
De amigos
Ambiente-ciência
Institucionais
Para viajar...
Informativas