Um espaço onde os alunos do JARDIM DE INFÂNCIA DE TREMOCEIRA manifestam as suas opiniões, gostos, curiosidades; relatam as suas vivências e descobertas, tal como pequenos "jornalistas" em acção, numa janela muito grande aberta para o Mundo

Quinta-feira, 21 de Outubro de 2010
O prazer de repartir

 

Na história que os Pequenos Jornalistas ouviram, a menina grande tinha várias frutas no cesto grande!

Mas ela quis repartir todas as suas frutas com a menina pequena que tinha o cesto pequeno vazio!

Teve o prazer de partilhar e fez mais uma amiga!

 

 

À tarde, todas as frutas foram mais repartidas ainda, para que todos os Pequenos Jornalistas pudessem provar uma espetada de frutas.

É bom partilhar!!!



Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 23:00
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (8) | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 14 de Outubro de 2010
Salta gafanhoto!

Eram tantos gafanhotos pequenitos aos saltinhos dentro do recreio, junto ao muro!

Todos os Pequenos Jornalistas, mas em especial os mais novinhos, observaram aquele acontecimento especial com entusiasmo. Se calhar eram gafanhotos ainda bebés...ainda não tinham asas...só saltavam muito e fugiam!


Sabiam que as mamãs dos gafanhotos costumam pôr 50 o 100 ovos de uma só vez? Por isso é que depois aparecem tantos gafanhotos assim juntinhos!

Descobrimos mais curiosidades sobre os gafanhotos AQUI.


A Graça encontrou um vídeo no YouTube, com uma canção do Gafanhoto; agora todos podemos cantá-la. Querem acompanhar-nos?

 

 

"O Gafanhoto"

 

Eu vi um gafanhoto

Aos saltinhos pelo chão!

Corri atrás dele para o ter na minha mão.

Mas ele era tão grande, deu um salto e fugiu...

Não sei para onde foi, nunca mais ninguém o viu!

Oh yeah, gafanhoto! Oh, yeah gafanhoto!

Oh yeah, gafanhoto! Oh yeah gafanhoto!

Oh yeah!"


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 21:54
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 19 de Julho de 2010
Sons de férias renovados!...


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 09:54
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 17 de Junho de 2010
Ainda as couves...e o cuco!


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 23:05
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (6) | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 29 de Abril de 2010
A Dança: uma paixão!

Neste Dia Mundial da Dança, os Pequenos Jornalistas dançaram, viram dançar, falaram sobre a dança e uma frase da Inês Frazão, (5 anos) se destacou: "A dança é o meu Amor!"

 

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 23:00
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Domingo, 7 de Março de 2010
As letras cantadas

Porque afinal, todas as palavras são formadas por letras...

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 16:33
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (1) | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 1 de Março de 2010
Pianista especial!

Fryderyk Franciszek Chopin, pianista e compositor Polaco,  com mãe polaca e pai francês, nasceu faz hoje (dia 1 de Março de 2010) 200 anos!

Os Pequenos Jornalistas querem juntar-se a esta celebração e para isso procuraram informação sobre Chopin, que descobriram AQUI.

Mas a sua música foi o que mais os impressionou, tal como esta que apresentamos a seguir.

Querem apreciá-la connosco?

 


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 09:34
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Domingo, 14 de Fevereiro de 2010
Desde aqui até à lua!

Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 12:40
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Domingo, 17 de Janeiro de 2010
Resolvido o problema...

Palavras chave: , , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 17:41
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 9 de Novembro de 2009
Para bem da saúde

Os Pequenos Jornalistas também estão a descobrir o que devem comer e em que quantidades, para bem da saúde.

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 22:59
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Sábado, 24 de Outubro de 2009
Há um limite: 350

Segundo muitos cientistas de todo o mundo e especialistas do clima, há um limite máximo para ainda ser segura a quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera; esse limite é o de 350partes de CO2 por milhão. Mas já vai em 385!!!

Temos todos que parar um pouco para tomarmos consciência disso e agirmos, nem que seja só em pequena escala, com o que nos é possível fazer.

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 19:20
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2009
Hábito saudável

Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 09:51
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2009
A Vida agradece!

As alterações climáticas já se fazem sentir.

  • O tempo parece que está trocado. É Outono e não está a chover, nem muito frio! Está muito, muito calor! (Inês Frazão, 4 anos)
  • O tempo está avariado! ( Joana Rita, 5 anos)
  • ...Porque se calhar agora é só Verão (Lara, 5 anos)
  • O sol aquece muito e depois a água vai-se! (João Pedro, 5 anos)
  • Quando o sol aquece muito as flores e as plantas ficam muito mais murchas (João Fernandes, 5 anos)
  • P'ra regar as plantas, é um problema. Não está a chover, só está muito sol e isso não faz regar. As plantas ficam murchas com o sol e às vezes até morrem. Uma minha já morreu. Eu só dava pouca água e ela morreu. (Ana Luísa, 4 anos)
  • A floresta quando arde fica cor de laranja, depois fica cinzenta e preta. É triste...(André, 5 anos)
  • As árvores caem, ficam queimadas. Não respiramos bem quando as árvores são queimadas (Inês Frazão)

O que podemos fazer? Pensámos juntos.

 

...Depois de um incêndio é preciso pôr cores na floresta...podíamos pôr  tintas de muitas cores, sacudir... fazer assim uma magia...mas não dá; a tinta tem óleo e se calhar não faz bem à terra. Podíamos pôr muitas sementes onde ardeu a floresta, podíamos plantar muitas árvores e depois elas cresciam muito! Mas é preciso regar...podíamos ir à fonte, levávamos água em baldes p'ra regar, podia ser com mangueiras, podiam ir lá os helicópteros dos incêncios e regar as árvores...mas se calhar aleijava as árvores...tinham que descer até lá abaixo e depois despejar devagarinho a água com aquele balde gigante.

 

Podemos limpar a floresta p'ra não haver incêndios. Tirar de lá vidros, o lixo todo...os maus vão lá pôr lixo...não podem fazer isso. Os polícias têm que os prender.

Fogueiras, só lá em casa, quando se está a grelhar peixe ou carne no grelhador.

Podemos não andar, muito, muito, muito de carro; andar mais a pé! E também se pode andar de bicicleta, porque a bicicleta não faz fumo! Elas também podem andar de noite, porque podem ter luzinhas muito pequeninas.

Temos que  ter cuidado quando andamos na floresta, porque sem querer podemos matar um bocadinho da natureza e depois não podemos viver muito bem.

Todos temos que ajudar a cuidar da floresta, porque senão um cansa-se e depois quem é que o ajuda?

 

No dia 20 de Março de 2010, sábado, vamos combinar todos em Portugal,  limpar a floresta com os amigos e com a escola e com as mães e com os pais e com os avós e com os tios e com as tias e com as primas e com os primos e com os irmãos e com as irmãs, pr'a todos ajudarem a trabalhar na floresta e dar-lhe um banho de faz de conta. Vai ficar mesmo limpinha! Depois podemos respirar bem e descansar!

 

Este "post" ou artigo está inserido na iniciativa do "Blog Action Day".

 

 

 


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 10:41
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Domingo, 11 de Outubro de 2009
Como se multiplica o vírus...

Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 19:59
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Sexta-feira, 2 de Outubro de 2009
Mãos que cuidam!

Que todas as mãos (das mais novas às mais velhas) possam ser sempre mãos que cuidam!

 


Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 18:02
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (2) | Adicionar aos favoritos

Sábado, 26 de Setembro de 2009
Parece um passarinho!

 

Foi uma surpresa que o João F. nos fez!

Comprou em Óbidos e trouxe ao Jardim de Infância este instrumento musical de barro com a forma de um pássaro, que com água dentro e soprando, deixa ouvir um som que parece mesmo o chilrear dos passarinhos, não acham?


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 23:41
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (3) | Adicionar aos favoritos

Quinta-feira, 30 de Julho de 2009
Arte para a "Feira das Hortas Biológicas"


Palavras chave: , ,

publicado por pequenos-jornalistas às 17:13
Ligação do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 20 de Julho de 2009
Um Grande Amor!

 

Um livro que resultou do interesse dos Pequenos Jornalistas pela bela história de Amor vivida entre D. Pedro e D. Inês de Castro, apresentada no livro de Vanda Marques com o título de "O amor de Pedro e Inês, contado aos Pequenotes" ( Editora Quetzal), agora também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

Tivemos o apoio de duas Amigas Estagiárias: Dora Santos e Rita Pinto, a quem agradecemos e desejamos muitos "Momentos Felizes" no seu percurso escolar e profissional!

 



publicado por pequenos-jornalistas às 09:37
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (4) | Adicionar aos favoritos

Terça-feira, 12 de Maio de 2009
Quem tem uma MÃE , tem tudo!

Palavras chave: ,

publicado por pequenos-jornalistas às 20:00
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (3) | Adicionar aos favoritos

Segunda-feira, 20 de Abril de 2009
Um Mosteiro encantado!

É mesmo especial este mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha!

 

"Era uma vez um mosteiro muito grande na Batalha. (Catarina)

Lá fora ao pé estava um cavaleiro/estátua de faz de conta… (Filipe)

…que era o Nuno Álvares Pereira, um cavaleiro muito simpático porque ajudou os portugueses a ganhar aos espanhóis (Beatriz)

No Carnaval puseram lá palha ao pé do cavalo eh-eh (Afonso)

E era uma vez um frade (de faz de conta) chamado Domingos. (Graça)

Ele mostrou-nos todas as partes do Mosteiro. (Catarina)

O Dom João mandou uma seta para ver onde é que iam fazer o mosteiro (Filipe)

Mandaram construir o mosteiro mais alto de Portugal, que era p’ra chegar ao Jesus (Beatriz)

O frade Domingos mostrou a sala onde comiam todos em silêncio enquanto outro lia lá no alto as histórias do Jesus (Catarina)

Ele também mostrou a sala onde estava a rainha Filipa e o rei que mandou construir a sala, que se chamava João. Eles estavam em estátua! Também lá estavam enterrados os filhos; alguns estavam dentro de uma caixa de pedra e outros não estavam. (Afonso)

Só gostava era de saber se os desejos que pedimos ao pé da fonte, quando molhámos o dedinho na água, vão mesmo acontecer!!! (Beatriz)"

 



publicado por pequenos-jornalistas às 17:28
Ligação do artigo | Comentar | Ver comentários (6) | Adicionar aos favoritos

Mais sobre nós
Notícias recentes

Pedras decoradas...

Castanhas, bolotas, ou ge...

A Magia da Música!

O melhor da vida, aprende...

Um miminho divertido...

Vivam as crianças de todo...

Borboletinha da Primavera...

Menina bonita, do laço de...

Entender um filme em ingl...

A canção do ABC

Viva o carnaval!

A dança das formas...

O ursinho Matias...

Para escutar e imaginar.....

Música sem fronteiras

Couves JÁ hei-de eu comer...

Amigos para sempre!

História da Maria Castanh...

Sem Palavras...

Para mais tarde recordarm...

O prazer de repartir

Salta gafanhoto!

Sons de férias renovados!...

Ainda as couves...e o cuc...

A Dança: uma paixão!

Notícias guardadas

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

pesquisar
 
Sítios
mais comentados
Palavras chave

actividades

ajudar

alimentação

ambiente

amizade

animação

animais

aniversário

articulação com 1º ciclo

avaliação

biblioteca

bicharocos

blogactionday

brinquedos

canção

casa escola

castanhas

chuva

ciência

colheita

comentar

comunidade

conhecimento do mundo

construir

corpo

correio

culinária

descobertas

desenhos

destaque

dias especiais

dicionário

estufa

etwinning

europa

experiência

expressão dramática

expressão motora

expressão plástica

flores

formação pessoal e social

friends together

girassol

greetings card

histórias

horta

imaginação

insectos

inverno

jardim de infância

jogo

jogo tradicional

jornadas culturais

leitura e escrita

lengalenga

livros

mãe

mar

matemática

melhoras

milho

milho verde

modelagem

moinho

música

natação

natal

natureza

obrigado

observação

olarias

outono

pai

partilhar

páscoa

pássaros

paz

pictogame

plástica

pnleitura

podcast na educação

poesia

polónia

portugal

primavera

reciclar

recreio

saídas

saúde

sementes

slide show

sombras

surpresas

tic

tradição

vento

verão

vida e morte

vídeo

visitas de estudo

todas as tags

obrigada