![]() |
![]() |
Na história que os Pequenos Jornalistas ouviram, a menina grande tinha várias frutas no cesto grande!
Mas ela quis repartir todas as suas frutas com a menina pequena que tinha o cesto pequeno vazio!
Teve o prazer de partilhar e fez mais uma amiga!
À tarde, todas as frutas foram mais repartidas ainda, para que todos os Pequenos Jornalistas pudessem provar uma espetada de frutas.
É bom partilhar!!!
Eram tantos gafanhotos pequenitos aos saltinhos dentro do recreio, junto ao muro!
Todos os Pequenos Jornalistas, mas em especial os mais novinhos, observaram aquele acontecimento especial com entusiasmo. Se calhar eram gafanhotos ainda bebés...ainda não tinham asas...só saltavam muito e fugiam!
Sabiam que as mamãs dos gafanhotos costumam pôr 50 o 100 ovos de uma só vez? Por isso é que depois aparecem tantos gafanhotos assim juntinhos!
Descobrimos mais curiosidades sobre os gafanhotos AQUI.
A Graça encontrou um vídeo no YouTube, com uma canção do Gafanhoto; agora todos podemos cantá-la. Querem acompanhar-nos?
"O Gafanhoto"
Eu vi um gafanhoto
Aos saltinhos pelo chão!
Corri atrás dele para o ter na minha mão.
Mas ele era tão grande, deu um salto e fugiu...
Não sei para onde foi, nunca mais ninguém o viu!
Oh yeah, gafanhoto! Oh, yeah gafanhoto!
Oh yeah, gafanhoto! Oh yeah gafanhoto!
Oh yeah!"
Neste Dia Mundial da Dança, os Pequenos Jornalistas dançaram, viram dançar, falaram sobre a dança e uma frase da Inês Frazão, (5 anos) se destacou: "A dança é o meu Amor!"
Porque afinal, todas as palavras são formadas por letras...

Fryderyk Franciszek Chopin, pianista e compositor Polaco, com mãe polaca e pai francês, nasceu faz hoje (dia 1 de Março de 2010) 200 anos!
Os Pequenos Jornalistas querem juntar-se a esta celebração e para isso procuraram informação sobre Chopin, que descobriram AQUI.
Mas a sua música foi o que mais os impressionou, tal como esta que apresentamos a seguir.
Querem apreciá-la connosco?
Os Pequenos Jornalistas também estão a descobrir o que devem comer e em que quantidades, para bem da saúde.
Segundo muitos cientistas de todo o mundo e especialistas do clima, há um limite máximo para ainda ser segura a quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera; esse limite é o de 350partes de CO2 por milhão. Mas já vai em 385!!!
Temos todos que parar um pouco para tomarmos consciência disso e agirmos, nem que seja só em pequena escala, com o que nos é possível fazer.
As alterações climáticas já se fazem sentir.
O que podemos fazer? Pensámos juntos.
...Depois de um incêndio é preciso pôr cores na floresta...podíamos pôr tintas de muitas cores, sacudir... fazer assim uma magia...mas não dá; a tinta tem óleo e se calhar não faz bem à terra. Podíamos pôr muitas sementes onde ardeu a floresta, podíamos plantar muitas árvores e depois elas cresciam muito! Mas é preciso regar...podíamos ir à fonte, levávamos água em baldes p'ra regar, podia ser com mangueiras, podiam ir lá os helicópteros dos incêncios e regar as árvores...mas se calhar aleijava as árvores...tinham que descer até lá abaixo e depois despejar devagarinho a água com aquele balde gigante.
Podemos limpar a floresta p'ra não haver incêndios. Tirar de lá vidros, o lixo todo...os maus vão lá pôr lixo...não podem fazer isso. Os polícias têm que os prender.
Fogueiras, só lá em casa, quando se está a grelhar peixe ou carne no grelhador.
Podemos não andar, muito, muito, muito de carro; andar mais a pé! E também se pode andar de bicicleta, porque a bicicleta não faz fumo! Elas também podem andar de noite, porque podem ter luzinhas muito pequeninas.
Temos que ter cuidado quando andamos na floresta, porque sem querer podemos matar um bocadinho da natureza e depois não podemos viver muito bem.
Todos temos que ajudar a cuidar da floresta, porque senão um cansa-se e depois quem é que o ajuda?
No dia 20 de Março de 2010, sábado, vamos combinar todos em Portugal, limpar a floresta com os amigos e com a escola e com as mães e com os pais e com os avós e com os tios e com as tias e com as primas e com os primos e com os irmãos e com as irmãs, pr'a todos ajudarem a trabalhar na floresta e dar-lhe um banho de faz de conta. Vai ficar mesmo limpinha! Depois podemos respirar bem e descansar!
Este "post" ou artigo está inserido na iniciativa do "Blog Action Day".
Que todas as mãos (das mais novas às mais velhas) possam ser sempre mãos que cuidam!
Foi uma surpresa que o João F. nos fez!
Comprou em Óbidos e trouxe ao Jardim de Infância este instrumento musical de barro com a forma de um pássaro, que com água dentro e soprando, deixa ouvir um som que parece mesmo o chilrear dos passarinhos, não acham?
Um livro que resultou do interesse dos Pequenos Jornalistas pela bela história de Amor vivida entre D. Pedro e D. Inês de Castro, apresentada no livro de Vanda Marques com o título de "O amor de Pedro e Inês, contado aos Pequenotes" ( Editora Quetzal), agora também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
Tivemos o apoio de duas Amigas Estagiárias: Dora Santos e Rita Pinto, a quem agradecemos e desejamos muitos "Momentos Felizes" no seu percurso escolar e profissional!
É mesmo especial este mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha!
"Era uma vez um mosteiro muito grande na Batalha. (Catarina)
Lá fora ao pé estava um cavaleiro/estátua de faz de conta… (Filipe)
…que era o Nuno Álvares Pereira, um cavaleiro muito simpático porque ajudou os portugueses a ganhar aos espanhóis (Beatriz)
No Carnaval puseram lá palha ao pé do cavalo eh-eh (Afonso)
E era uma vez um frade (de faz de conta) chamado Domingos. (Graça)
Ele mostrou-nos todas as partes do Mosteiro. (Catarina)
O Dom João mandou uma seta para ver onde é que iam fazer o mosteiro (Filipe)
Mandaram construir o mosteiro mais alto de Portugal, que era p’ra chegar ao Jesus (Beatriz)
O frade Domingos mostrou a sala onde comiam todos em silêncio enquanto outro lia lá no alto as histórias do Jesus (Catarina)
Ele também mostrou a sala onde estava a rainha Filipa e o rei que mandou construir a sala, que se chamava João. Eles estavam em estátua! Também lá estavam enterrados os filhos; alguns estavam dentro de uma caixa de pedra e outros não estavam. (Afonso)
Só gostava era de saber se os desejos que pedimos ao pé da fonte, quando molhámos o dedinho na água, vão mesmo acontecer!!! (Beatriz)"
Para Brincar/Aprender
Histórias e livros
De amigos
Ambiente-ciência
Institucionais
Para viajar...
Informativas